Reinaugurado o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios – Boa Vista/RR

O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, atendido pela Prefeitura de Boa Vista, é uma área de 12 hectares de conservação ambiental localizada em ambiente urbano, e é a principal ferramenta pedagógica de fomento à Educação Ambiental do Município de Boa Vista/RR.

Localizado no bairro Paraviana, é um espaço de lazer, pesquisas e estudos ambientais. 

O Bosque dos Papagaios possui mais de 20 espécies de árvores e 57 espécies de aves catalogadas. Possui seis trilhas, sendo duas ideais para caminhada e quatro educativas, que permitem aos visitantes percorrer seus cinco quilômetros em contato com a natureza. 

Por meio da atividade denominada “Nas Trilhas da Conservação”, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) desenvolve ações diárias sobre a difusão da educação ambiental envolvendo crianças da Rede Municipal de Ensino, escolas particulares, estaduais, acadêmicos, servidores de empresas, docentes e a comunidade em geral.  

Nesta sexta feira (30/12/2012) foram inauguradas novas instalações no Parque dos Papagaios, quais sejam: 

Mantenedouro: tem uma extensão de 15×25 e uma altura de 10 metros todo telado que serve para proteger animais silvestres como papagaios, araras, jabutis, pacas e cutias que sofrem maus tratos ou são objetos de tráfico, não podendo com isso sobreviver em seu habitat natural.

Minhocário: visa disseminar a técnica de criação de minhocas a produtores e crianças, que se responsabilizarão em multiplicarem para outros grupos e escolas, onde poderão produzir adubos de qualidade e melhorar suas rendas e seus produtos

Ponto de Cultura Educação Ambiental e Inclusão Digital : parceria entre a SMGA e Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Este projeto foi realizado com recurso do Ministério da Cultura e oferece à comunidade em geral, especialmente a de baixa renda, cursos de informática básica, subsidiando a sua formação profissional e difusão de informações ambientais, além do contato com outras realidades.

Os serviços do Bosque serão mantidos através dos recursos advindos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, administrado pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente do Município de Boa Vista – CONSEMMA

A ECOAMAZONIA é membro fundador do CONSEMMA, criado em junho de 1999 e atuante até hoje. O Presidente  da  ECOAMAZÔNIA, Dr.Jaime de Agostinho, participa das atividades do Conselho desde a sua primeira reunião. 

Na mesma ocasião os membros do CONSEMMA participaram de cerimônia de entrega dos títulos de “Amigo do Meio Ambiente”, instituído pela Prefeitura de Boa Vista que através do CONSEMMA escolhe pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços em defesa do meio ambiente no Município.

O Presidente da ECOAMAZONIA apadrinhou na ocasião o Sr Fernando Alves da Silva que recebeu o merecido reconhecimento.

Fernando Alves da Silva e Jaime de Agostinho (foto Ecoamazônia)

AMIGO DO MEIO AMBIENTE —   Fernando Alves da Silva

Nasceu em Rafael Godeiro, Rio Grande do Norte, em 01 de janeiro de 1957, está a mais de 10 anos em Boa Vista, residindo na residência de Dona Odete, sua irmã, não é alfabetizado, mas tem muita vontade de ser.  

Possui uma velha bicicleta triciclo com a qual faz as coletas de material inservível, mas reciclável nos bairros do Caçarí, Paraviana, Riverpark e parte do Bairro dos Estados, onde é muito conhecido e considerado pelos moradores.

O material coletado ou recebido por doação é selecionado e separado conforme suas características – alumínio, plástico, eletroeletrônicos, roupas, calçados, brinquedos, móveis, peças automotivas, pneus, material de construção, entre outros, e armazenado num pequeno barracão. 

Sua subsistência é obtida pela venda da sucata para intermediários da indústria de reciclagem, e o material ainda servível é comercializado a preços irrisórios ou até doado para a população de baixa renda.

O sonho do sr. Fernando é poder um dia ter um espaço próprio ou público onde possa separar e estocar convenientemente o material coletado.

FONTE : Ecoamazônia  

5 comentários em “Reinaugurado o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios – Boa Vista/RR”

  1. Esta página ficou muito boa porque é um informativo sobre projetos maravilhosos que a sociedade precisa conhecer e praticar, principlamente o de educação ambiental.

  2. Candiba-Bahia, l7/02/2013.

    É isto aí Sr. Fernando.

    Parabéns e que Deus lhe favoreça cada dia mais saúde, energia, boa vontade, determinação e esta sabedoria que poucos foram prestigiados. Deus lhe dará toda condição para realizar seus sonhos. Tenha fé e esperança. Preservar o meio ambiente como o Sr. está realizando sua parte é uma imensa contribuição para nosso mundo. O mundo precisa urgentemente de que todas as pessoas tomem uma atitude como esta do Senhor.
    Desejamos que o Sr. consiga também uma condição de estudar um pouco, pois irá lhe ajudar bastante.
    Tenho um trabalho prático aqui em Candiba-Bahia na área de preservação do verde e da recuperação do solo. Reconheço o quanto é difícil para o Sr. exercer este papel de preservador. Parabéns.
    Fique com Deus.
    Raimundo José de Oliveira
    raimundo.emails@gmail.com

  3. 17/02/2013.

    Fiquei muito contente quando li esta página, pois é por este caminho de divulgação das práticas ambientais é que faremos uma educação melhor e mais rápida, diante da grande necessidade do planeta. Parabéns para todos envolvidos nesta dimensão solidária à nossa casa.
    Parabéns e Obrigado por este trabalho gentil.
    Tenho um trabalho prático ambiental na área de preservação do verde e na de recuperação do solo.
    Raimundo José de Oliveira
    raimundo.emails@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.