Funai – Guarda Rural Indígena

O jornal Folha de São Paulo em seu programa “TV Folha”, apresentado aos domingos, pela TV Cultura, veiculou uma matéria sobre a existência da Guarda Rural Indígena (GRIN), criada por Portaria da Fundação Nacional do Índio – FUNAI – em 25 de setembro de 1969.

Cópia do DOU que publicou a Portaria de 25/09/1969

A Portaria da FUNAI foi publicada no Diário Oficial da União – DOU – de 30 de setembro de 1969, Seção I Parte I.

A Reportagem da Folha de São Paulo – http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1183968-tv-folha-traz-indios-na-ditadura-e-curiosidades-do-itaquerao.shtml – aborda possíveis desvios no emprego da Guarda Rural Indígena (GRIN).

Nos últimos anos em algumas comunidades indígenas, principalmente na Amazônia, estão surgindo grupos de indígenas que se apresentam como responsáveis pela segurança dessas comunidades e das terras em que habitam. São exemplos a Polícia Indígena do Alto Solimões  – PIASOL – na região de Tabatinga/AM, e as ações do Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal – PPTAL – em vários Estados Brasileiros.

VER MAIS EM :

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1183962-video-sugere-que-ditadura-ensinou-indigenas-a-torturar.shtml 

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1182605-como-a-ditadura-ensinou-tecnicas-de-tortura-a-guarda-rural-indigena.shtml

FONTE : Pesquisa na INTERNET realizada pela Equipe Ecoamazônia