Câmara dos Deputados – Comissão da Amazônia realiza o simpósio sobre desenvolvimento sustentável

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza, nesta terça-feira (6), o VI Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Regional Sustentável das Regiões Norte e Nordeste. O evento contará com a participação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal e o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema CNC/Sesc/Senac.

O Simpósio Amazônia vem sendo realizado desde 2007, no esforço de colocar os temas tratados pela comissão na pauta nacional, seja a agenda de governo, de comunidade acadêmica, dos meios de comunicação ou do público em geral.

Cronograma:
Período da manhã
9h – Abertura: presidente da Câmara, dep. Marco Maia (PT/RS); presidente da CAINDR, dep. Wilson Filho; presidente da CMADS, dep. Sarney Filho; presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Benedito de Lira Federal; presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senadora Vanessa Grazziotin; presidente da Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Wellington Dias; presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Rodrigo Rollemberg;
presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; presidente da CNC, Antônio Oliveira Santos; e outros.

9h30 – Palestra de abertura: O Brasil evolui para o desenvolvimento sustentável?
Palestrante: engenheiro florestal e Pesquisador Senior do Instituto do Homem e Meio Ambiente (IMAZON), Paulo Barreto.

10h – 1ª Mesa: Economia Verde Inclusiva
Tema: As ações do Ministério da Fazenda direcionadas à economia verde e sustentabilidade, com coordenador de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Aloísio Lopes Pereira de Melo.
Tema: Políticas de incentivo à economia verde, com o técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, Jorge Hargrave Gonçalves da Silva.
Tema: Bases para uma economia próspera, com preservação ambiental e redução da pobreza, com o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Paulo Moutinho. 
Tema: A economia verde inclusiva e as oportunidades de desenvolvimento para o Norte e Nordeste, com o professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UNB), Maurício Amazonas.

11h30 – Debates

Período da tarde
14h – 2ª Mesa: Desenvolvimento com Sustentabilidade: Energia e Transporte.
Tema: Panorama geral, com representante do Ministério do Meio Ambiente.
Tema: Energias renováveis adequadas ao desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, com o professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Coordenador do Laboratório Interdisciplinar do Meio Ambiente da Coppe Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Emilio Lebre La Rovere.
Tema: Malha de transporte adequada à sustentabilidade ambiental e desenvolvimento regional, com o coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas e Coordenador do Projeto Transporte Hidroviário e Construção Naval na Amazônia (THECNA), Waltair Vieira Machado.
Tema: Opções de energia e transporte adequadas a um projeto de sustentabilidade para
as regiões Norte e Nordeste: experiências exitosas, com diretor de Políticas Públicas da
Organização Não Governamental Greenpeace, Sérgio Leitão.

15h40 – Debates

16h – 3ª Mesa: Desenvolvimento com Sustentabilidade: Agricultura, Indústria e Turismo
Tema: Panorama geral, com representante do Ministério da Integração Nacional.
Tema: Agricultura sustentável, com professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ademar Ribeiro Romeiro.
Tema: Indústria sustentável, com professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Eduardo Young.
Tema: Turismo Sustentável, com professor do Curso de Geografia da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Luciano Zanetti Pessoa Candioto.

17h20 – Debates

FONTE  :  ‘Agência Câmara de Notícias‘  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *