SFB traz diferentes visões sobre a floresta para o país

Os diferentes olhares sobre as florestas do país estarão no TII Flor – Tecnologia, Inovação e Inclusão sobre Florestas, que será realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) com o apoio da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Avina no dia 22 de novembro em Brasília (DF). As inscrições, gratuitas, estão abertas a partir desta segunda-feira, 29/10.
O evento visa instigar os curiosos a conhecerem mais sobre as florestas – que ocupam cerca de 60% do território –, e a permitir que aqueles que já lidam com o assunto conheçam os pontos de vista de áreas que não sejam de sua especialização.

“Nosso objetivo é mostrar o mundo de oportunidades de desenvolvimento existentes nas florestas brasileiras a partir da troca entre histórias vividas, inovações, negócios, ciência, arte e muito mais”, afirma a diretora de Fomento e Inclusão do SFB, Cláudia Azevedo-Ramos. “Esse é um evento para as pessoas se maravilharem, se inspirarem e identificarem como, dentro de suas áreas de atuação, podem contribuir para fortalecer a economia florestal e a inclusão social” completa.

Formato

O evento está estruturado em 14 palestras de 20 minutos, divididos em blocos com os temas Vida na e da Floresta, Ideias Sustentáveis e Informação em Movimento.

No primeiro deles, com início às 10h, o foco são as histórias de vida de pessoas marcadas pela relação com as florestas. Entre os palestrantes estão a liderança indígena Sônia Guajajara, o engenheiro florestal e um dos fundadores de uma escola de manejo florestal na Amazônia, Johan Zweede, e o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Manoel Cunha.

Também farão parte desse bloco a dentista Marize Costa, que se deparou com a necessidade de administrar uma fazenda no interior de Goiás e a transformou em um modelo de integração lavoura-pecuária-floresta; além de Joaquim de Melo, fundador de um dos primeiros bancos sociais voltados ao microcrédito – o Banco Palmas.

Espalhar ideias

A segunda sessão do dia, com início às 14h, traz representantes da iniciativa privada para falar de ideias sustentáveis. O empresário Jonas Perutti, que detém uma área na primeira concessão florestal federal do país, abre o bloco, no qual abordará a luta para a transformação da imagem do madeireiro.

O grupo completa-se com a diretora de Sustentabilidade da Natura, Denise Alves; o executivo da Bracelpa, Francisco Bueno; o presidente da The Timber Group Brasil (TTG Brasil), Carlos Guerreiro; e o presidente da Associação Brasileira da Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Jean-Claude Razel, que falarão sobre as oportunidades de negócios no no segmento florestal.

Caminhos da informação

O terceiro e último bloco do TII Flor vai abordar a disseminação da informação e do conhecimento. A sessão será aberta por Frans Pareyn, diretor da Associação Plantas do Nordeste, entidade que, entre outras ações, tem transformado a vida de agricultores familiares da Caatinga ao incluir o manejo florestal como mais uma fonte de renda.

A gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit, falará sobre o Florestabilidade, projeto que usa a metodologia do telecurso para difundir o manejo florestal para estudantes e extensionistas na Amazônia. Também palestram nessa sessão o pesquisador Antônio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), mostrando a relação das florestas com o agronegócio quando a questão é clima. E, por fim, o redator-chefe da revista National Geographic Brasil e do Planeta Sustentável (Grupo Abril), Matthew Shirts, comentando a relação da mídia com as questões ambientais.

O evento será realizado no auditório da Escola de Administração Fazendária (Esaf), com capacidade para 300 lugares. Haverá transporte gratuito saindo da Universidade de Brasília e do setor Hoteleiro em horários e locais a serem divulgados no site.

SERVIÇO
TII Flor – Tecnologia, Inovação e Inclusão sobre Florestas
Inscrições: somente pela internet, pelo site http://eventos.florestal.gov.br/tiiflor. As inscrições são gratuitas
Período: a partir de 29 de outubro, até o término das vagas

Sobre o TII Flor
Data: 22 de novembro
Horário: 10h às 18h30
Local: auditório da Escola de Administração Fazendária (Esaf) – Rodovia DF 001, KM 27,4 – Setor de Habitações Individuais Sul, Lago Sul – Brasília (DF)

FONTE : Serviço Florestal Brasileiro/Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *