Na Índia, preservação da biodiversidade volta a ser debatida

Mais de 160 países têm encontro marcado a partir de segunda-feira (8) em Hyderabad, na Índia, para debater como concretizar ambiciosos compromissos assumidos há dois anos no Japão sobre a biodiversidade do planeta.A 11ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) reunirá até 19 de outubro membros desta convenção da ONU, que nasceu há 20 anos durante a Cúpula de Terra, no Rio de Janeiro — a Rio 92.

As nações deverão resolver com que instrumentos e, principalmente, com quais financiamentos poderão frear o desaparecimento de espécies ameaçadas. “Os próximos dez a 20 anos são fundamentais visando ao tempo que temos para proteger melhor a biodiversidade”, ressalta Neville Ash, diretor da seção de biodiversidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Espécies de animais e vegetais ameaçadas
Superexploração dos recursos, desmatamento, poluição, mudanças climáticas: a taxa de extinção das espécies é hoje até mil vezes mais elevada do que antes, lembram os cientistas.

Uma em cada três espécies de anfíbios, mais de um pássaro em cada oito, mais de um mamífero em cada cinco, mais de um quarto das espécies de coníferas e também um grande número de peixes e cetáceos estão ameaçados de extinção.

Esta erosão não apenas se limita à questão do desaparecimento das espécies, mas também afeta as economias globais, com muitos setores que dependem de um meio ambiente em bom estado. Em 2010, “ano internacional da biodiversidade”, a conferência de Nagoya, no Japão, teria permitido a adoção de compromissos ambiciosos.

Uma ambição encarnada por 20 objetivos para 2020 (como suprimir os subsídios “nefastos” para o meio ambiente ou lutar contra a pesca excessiva) e um acordo histórico sobre um protocolo para distribuir de forma mais igualitária os benefícios da exploração de recursos genéticos para as indústrias, como a farmacêutica ou a cosmética.

VER MATERIA COMPLETA EM: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/10/preservacao-da-biodiversidade-volta-ser-debatida-por-governos-na-india.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *