MT – Ibama embarga 500 ha e aplica multa de R$ 1,3 milhão em operação

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargaram 500 hectares de área desmatada ilegalmente no município de Feliz Natal, a 538 quilômetros de Cuiabá. Segundo o instituto, a multa aplicada pelo crime deve passar de R$ 1,3 milhão. No local foi apreendido um trator de esteira utilizado para a derrubada das árvores. A operação está concentrada em várias frentes contra o desmatamento nos municípios de Sinop, Barra do Garças e Juína.

A fiscalização do Ibama partiu de dados fornecidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Operação Soberania Nacional foi deflagrada na última terça-feira (11) e conta com parceria da Força Nacional e participação de 95 agentes do Ibama.

Operação multimídia
Os agentes do Ibama contam com um aliado de peso no combate aos ilícitos ambientais. As informações sobre o desmatamento são envidas ao Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama, que repassa as informações às bases para a realização de vistorias em campo bem como o rastreamento do desmate e da extração e eventual transporte de madeira ilegal.

A operação também conta com satélites do Núcleo de Operações Aéreas (Noa) que também complementam o monitoramento das áreas desmatadas e auxiliam nos trabalhos do instituto.

VER MAIS EM : http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/09/ibama-embarga-500-ha-e-aplica-multa-de-r-13-milhao-em-operacao-em-mt.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *