Ibama desenvolve ofensiva de combate ao desmatamento nos estados do Pará e Mato Grosso

Foi deflagrada a Operação Soberania Nacional de combate ao desmatamento ilegal nos estados do Mato Grosso e Pará. No estado de Mato Grosso o Ibama está atuando com equipes em várias frentes regionais devido a pulverização de polígonos.Já no estado do Pará alguns locais específicos se destacam, como na região de Novo Progresso, eixo da BR 163, e lá a Operação Soberania Nacional conta com articulação de vários órgãos, em planejamento e execução dado pela Comissão Interministerial de Combate a Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia) formada por órgãos do Ministério da Justiça e de Meio Ambiente.

Em Novo Progresso/PA a operação está contando com centenas de agentes de fiscalização do Ibama e ICMBio bem como policiais federais, policiais rodoviários federais, auditores do trabalho, fiscais da Sema/PA, policiais militares ambientais e apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Esta grande investida visa acabar com o aumento de desmatamento ilegal registrado recentemente na área e mostra uma ação articulada e efetiva de diversos órgãos governamentais.

Informações de inteligência estão sendo levantadas quanto à origem do desmatamento e as providências legais também serão tomadas, como a solicitação de perda de títulos do Programa Terra Legal aos ocupantes que estão desmatando, destruição de maquinários em flagrantes ilegalidades, bem como apreensões e doações de bovinos que serão apreendidos em áreas embargadas.

O Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Ramiro Martins-Costa frisa que o desmatamento ilegal não irá mais perdurar e será combatido polígono a polígono.

FONTE : Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *