AM – São Gabriel da Cachoeira receberá ‘Observatório Solar Indígena’

Moradores de São Gabriel da Cachoeira, 852 Km de Manaus, vão receber o projeto “Observatório Solar Indígena” que permite a visualização do movimento aparente do Sol e de constelações de diversas etnias indígenas. O observatório começou a ser instalado nesta semana e integra a programação do Museu da Amazônia (Musa) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Observatório Solar Indígena (Foto: Musa/Divulgação)

De acordo com o astrônomo do Musa, Germano Afonso, o observatório abrigará oficinas de observação, apresentações culturais indígenas, além de atividades de monitoramento de clima e de gases de efeito estufa. As atividades do clima serão coordenadas pelo o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Júlio Tóta.

No local haverá uma estação meteorológica convencional e uma micro-estação desenvolvida pela UEA em parceria com Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus (CTPIM). Segundo o professor Tóta, “a micro-estação realiza transmissão de dados sem fio e representa o estado da arte em medições meteorológicas”.

“Muitos estudos mostram que as reservas indígenas são o principal mecanismo de retenção de desflorestamento do país. Vamos ajudar a mostrar o impacto dessa preservação no clima local, sabendo que há implicações também para o clima regional e, possivelmente, para todo o planeta”, completou Afonso.

Para ler mais notícias do G1 Amazonas, clique em g1.globo.com/amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *