Seminário Internacional de Segurança da Amazônia

O II SISAM – Seminário Internacional de Segurança da Amazônia será realizado de 29 a 31 de agosto de 2012, em Manaus/AM. A segunda edição do SISAM – Seminário Internacional de Segurança da Amazônia busca analisar os problemas de segurança comuns ao espaço amazônico, tendo em vista a discussão de políticas inovadoras para a preservação de seu patrimônio único e ampliação da qualidade de vida de seus habitantes.

Nesta perspectiva, o II SISAM apresenta como tema “Segurança para uma Amazônia Sustentável”, a partir do qual estudiosos da temática, gestores públicos, profissionais de segurança pública e justiça criminal, representantes da sociedade civil e dos setores econômicos mais relevantes do Estado, discutirão os problemas e possíveis soluções para a segurança na região amazônica.

Também terá destaque nesta edição a cooperação entre os países amazônicos, especialmente no que concerne à segurança das fronteiras, ao combate ao narcotráfico e outras atividades clandestinas que ocorrem na floresta amazônica.

As discussões desta segunda edição são fruto das preocupações expostas no I SISAM/2011, cujo objetivo foi promover uma Amazônia mais livre, justa e segura, aprofundando agora o tema da segurança em suas interconexões com a temática da sustentabilidade e da proteção ambiental.

Objetivo geral
Aprofundar a compreensão a respeito da relação entre segurança e sustentabilidade na Amazônia e analisar a construção de projetos para ampliar a segurança de seu povo e patrimônio natural.

Público alvo
Profissionais de segurança pública e do sistema de justiça criminal, gestores públicos, profissionais responsáveis por políticas sociais e ambientais, representantes de organizações governamentais e não governamentais, acadêmicos e representantes de instituições de pesquisa e demais interessados no tema.

Segurança e Sustentabilidade
A região amazônica é rica em recursos ambientais, naturais e sociais diversos, reunindo o maior acervo vivo do planeta. Por suas características, dentre as quais a de possuir a maior bacia hidrográfica de água doce, diversidade biológica e minérios, desperta a cobiça oriunda de distintas regiões, inclusive das nações hegemônicas no cenário político internacional.

Apesar disso a região amazônica convive com inúmeros problemas, dentre eles a necessidade de infraestrutura para viabilizar a proteção de seu território e de sua população, a pressão sobre suas fronteiras, a ocorrência de contrabando, tráfico de drogas e de pessoas, além do saque do patrimônio genético, o desmatamento e utilização indevida de seus recursos naturais.

Portanto, nesta oportunidade, o II SISAM debaterá e aprofundará a compreensão acerca da relação entre segurança e sustentabilidade ao discutir políticas públicas para a proteção de seu povo e de seus recursos naturais, como também a cooperação entre os países amazônicos.

FONTE : www.iisisam.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *