RR – Indígenas lançam campanha SOS Raposa

Tendo em vista as condições precárias das estradas de uma das principais terras indígenas de Roraima, lideranças e comunidades se mobilizam para lançar a campanha SOS Raposa Serra do Sol. O objetivo é conseguir dez mil assinaturas de indígenas da localidade para serem entregues às autoridades solicitando providências. Amanhã e sexta-feira (dias 30 e 31), os indígenas estarão reunidos na sede da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), no bairro Caimbé, para dar início aos trabalhos referentes à campanha.Segundo o presidente da Sodiur, Lupedro Abel Moraes, os indígenas da Raposa Serra do Sol estão abandonados. A precariedade das estradas da reserva tem sido uma das principais preocupações, visto que dificulta o acesso dos indígenas à saúde e educação.

“O transporte escolar não consegue chegar até as comunidades e as equipes de saúde da Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] também têm dificuldades. Tem muitos buracos e várias pontes quebradas. A situação é crítica”, relatou Abel.

Ele citou a estrada de acesso à Vila do Mutum, que fica na fronteira do Brasil com a Guiana. A estrada praticamente inexiste nessa localidade. Há anos o presidente da Sodiur informou que não há recuperação da via. No período de chuva, o que já é ruim se torna ainda pior, deixando os indígenas quase isolados nas comunidades.

Em condições críticas, os que ainda rodam por alguns dos trechos mais danificados têm como resultado os transportes quebrados. “Quebra muito ônibus. Para fazer um socorro é difícil, quase impossível. A dificuldade de deslocamento dentro da Raposa Serra do Sol é uma realidade em todas as estradas”, destacou.

“Cansamos da falta das ações do Governo Federal nas terras indígenas. Vamos correr em busca dessas dez mil assinaturas para dar mais consistência a nossa reivindicação. Providências precisam ser adotadas de forma urgente. Os indígenas estão enfrentando até riscos de morte nessas estradas precárias”, ressaltou o presidente da Sodiur.

A expectativa é reunir durante os dois dias de encontro entre lideranças cerca de 400 indígenas da Raposa Serra do Sol. Comunidades e trabalhadores da educação e saúde participarão das discussões e do lançamento da campanha.

FONTE : Folha de Boa Vista 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *