Nível do Rio Acre leva governo a decretar situação de emergência

O governador do Acre, Tião Viana, decretou situação de emergência nos municípios da área do Rio Acre. A decisão foi tomada em decorrência da redução do nível da água no rio devido à estiagem prolongada da região. A medida foi anunciada por Viana nas presenças dos representantes da Defesa Civil, do Departamento de Pavimentação e Abastecimento (Depasa) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A iniciativa é válida desde ontem (8).

Porém, os técnicos do governo estadual disseram que a distribuição de água na capital acriana, Rio Branco, ainda não foi afetada e as estações funcionam sem interrupção. No entanto, a Defesa Civil lançou campanha para que a população evite desperdício e tente cooperar economizando o consumo de água na região. As cidades mais ameaçadas são Xapuri e Brasileia. A previsão é que a temporada de chuva na região ocorra apenas na segunda quinzena de outubro.

O superintendente do Depasa de Rio Branco, Felismar Mesquita, disse que o decreto de situação de emergência permite que o governo estadual negocie com o governo federal apoio e ajuda financeira para tentar solucionar o impasse. Segundo ele, essa é a alternativa para evitar que a “situação tome proporções mais graves”.

Nos últimos anos, o Rio Acre tem passado por períodos de extremos. Em fevereiro, o rio atingiu 17,64 metros, registrando uma das maiores cheias da história, mas agora a tendência é a redução. De acordo com os especialistas, se a diminuição do nível do Rio Acre se mantiver no ritmo atual, em 15 dias alcançará uma marca histórica.

Paralelamente, o governo instalou estações de monitoramento do Rio Acre em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). No total, vão ser 25 pontos de monitoramento em todo o rio, que enviarão dados em tempo real sobre a situação das elevações e diminuições das águas, além de dados informações específicas sobre a região, que ajudarão a prever o comportamento do Rio Acre.

FONTE – Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *