INPE monitora emissões de carbono na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai lançar nesta sexta-feira (10) um serviço que fornecerá informações sobre quanto carbono é emitido por causa do desmatamento na Amazônia. O projeto denominado Inpe-EM será apresentado durante a cerimônia de aniversário de 51 anos da instituição.

Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o evento será às 14h30 (horário de Brasília), em São José dos Campos (SP).

A estimativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por mudanças de cobertura da terra é informação crítica na quantificação dos impactos da perda da floresta para o balanço global de gases na atmosfera, assim como para monitorar os efeitos de ações que visem a redução de emissões.

O serviço proverá estimativas anuais de emissão de GEE para a Amazônia e Estados da região.

O sistema, que utiliza informações sobre desmatamento geradas pelos programas de monitoramento da Amazônia por satélites, é considerado mais um serviço inovador que o Inpe oferece à sociedade.

A exemplo do Prodes e Deter, o sistema estará disponível a partir de sexta-feira na página da instituição, na internet.

O Inpe-EM utiliza o modelo descrito no artigo científico recente de Aguiar et al. (2012), cuja versão aceita para publicação está disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2486.2012.02782.x/abstract

FONTE : http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-queimadas-Emissoes-carbono-Amazonia-monitoradas-Inpe-desmatamento_0_751724891.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *