As Guianas e o Brasil: integração e continentalização

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia(PPG-GEO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) está convidando professores, alunos e  a comunidade em geral para prestigiar a palestra intitulada “As Guianas e o Brasil: integração e continentalização”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Stéphane Granger (Doutor em Geografia pela Universidade de Paris 3), que ocorrerá no dia 27 de agosto de 2012, às 09:00 horas, no Mini-Auditório do Prédio do Hydros.

Maiores informações pelo telefone (95)3624-5781, ou pelo e-mail <ppg_geo@ufrr.br>.

FONTE: UFRR

AS GUIANAS E O BRASIL DA CONTENÇÃO À CONTINENTALIZAÇÃO, OU PERIGOS E VANTAGENS DE UMA INTERFACE CARIBENHA E EUROPEIA (Guianas and Brazil, from the containment to the continentalization, or perils and advantages of a Caribbean and European interface)

Depois de séculos de isolamento reforçado pelos receios do Brasil em relação à situação política do Caribe durante a Guerra fria, as Guianas (República da Guiana, Suriname e Guiana francesa), depois de uma integração informal por fluxos ilícitos, estão agora entrando num processo de continentalização, participando de projetos de integração continental na América do Sul, concretizado pela construção de pontes fronteiriças com o Brasil. Foi de fato este Estado que percebeu a situação de interface privilegiada, num mundo cada vez mais globalizado, destes territórios entre a América do Sul, o Caribe e a União Europeia.
Palavras-chave: Guianas; Amazônia; territorialidade; fronteira; integração regional.

REVISTA UFRR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *