RR – Hoje tem audiência pública no Caracaranã para discutir turismo em áreas indígenas

Nota da Ecoamazônia, o evento previsto para 21  de julho foi suspenso. A nova data não foi confirmada.

Neste sábado (21), uma audiência pública, no lago Caracaranã, no Município de Normandia, discutirá a exploração do etnoturismo em terras indígenas. O encontro vai reunir representantes de diversas etnias indígenas, sociedade civil e entidades governamentais.

Consta da programação palestras com Cristiane Brandão, do Departamento de Turismo do Estado, e Vilma Chaves, da Secretaria de Estado do Índio, que vão tratar das principais potencialidades turísticas existentes nas comunidades indígenas de Roraima, na abertura do evento.

A segunda palestra será proferida por Jaime de Agostinho, que vai falar sobre o turismo em terras indígenas. Representantes de organizações indígenas vão falar sobre as experiências já desenvolvidas pelas comunidades do estado, no setor de turismo.

A Secretaria do Índio do Estado do Amazonas deverá participar do evento com um representante na audiência, Amarildo Machado, que junto com a indígena Jaqueline Allicock, que gerencia a Surama Eco Lodge, da República Cooperativista da Guiana, vai falar sobre as experiências do etnoturismo com indígenas do Amazonas e da Guiana.

Encerrando o ciclo de palestras, o promotor do Ministério Público Estadual, Edson Damas, vai falar sobre o Direito Indígena.

À tarde, ocorrerão os debates sobre os impactos para o meio ambiente e para a comunidade do local, onde a atividade potencialmente será desenvolvida. A necessidade de discussão surgiu, devido à constatação de que diversas regiões, dentro das áreas indígenas, têm potencial para exploração do turismo.

O etnoturismo é uma parte da atividade turística que deve se desenvolver através da sustentabilidade, envolvendo a sociedade, a natureza, a economia e políticas públicas adequadas ao ambiente e à comunidade onde está sendo desenvolvido o projeto.

FONTE : Folha de Boa Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *