Prevfogo – Área ambiental do governo se antecipa para enfrentar período crítico a incêndios florestais

Com a baixa umidade e o aumento dos focos de calor, a área ambiental federal se prepara para dar resposta aos incêndios florestais. Em reunião ontem, 23, na sede do Ibama em Brasília, foi implantado o CIMAN 2012- Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional.

O CIMAN reúne as instituições federais que atuam no combate a incêndios florestais para compartilhar informações, definir prioridades, estabelecer critérios para as ações de combate, procedimentos de monitoramento e avaliação dos resultados.

Neste ano, foram registrados 23.886 focos de calor, o que equivale a um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2011.

O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional reúne Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e Goiás, Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Integração
Nacional, Funai e Polícia Federal.

No Ibama, as ações são coordenadas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos
Incêndios Florestais – Prevfogo, que este ano conta com mais de 2000 brigadistas contratados. As brigadas do Ibama são formadas nos municípios mais críticos do país e atendem aos acionamentos para combate ao fogo conforme uma escala que prioriza as áreas protegidas federais.

Segundo o Chefe do Prevfogo, Rodrigo Falleiro, o combate de incêndios florestais deve ser executado nos três níveis do Governo e envolvendo diversos órgãos. “Somente com o esforço integrado das diversas instituições conseguiremos ser eficientes nas grandes operações de combate que devem ocorrer este ano.”

FONTE : Ascom/Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *