Peru – Nasa capta devastação na Amazônia peruana causada por ‘corrida do ouro’

A agência especial americana, a Nasa, divulgou nesta semana imagem obtida pelo satélite Landsat 5 que mostra o avanço do desmatamento da Amazônia no Peru causado pela mineração de ouro.

Imagem de satélite feita em 2011 compara a área de Madre de Dios, uma região remota da Amazônia no Peru afetada pelo desmatamento devido à extração de ouro naquela região. (Foto: Divulgação/Nasa)

 A foto compara uma mesma área entre 2003 e 2011. Na imagem, é possível verificar a presença de clareiras, resultado da derrubada da cobertura vegetal original.

Um projeto científico realizado por pesquisadores da Carolina do Norte, França e Peru constatou um ritmo incomum de devastação em uma área remota da Amazônia peruana, próximo à fronteira com a Bolívia e perto da estrada interoceânica.

De acordo com os cientistas, com a ajuda do satélite verificou-se a instalação de vários garimpos de ouro na região de Madre de Dios.

Constatou-se ainda poluição de mananciais com mercúrio, utilizado na atividade e que afeta a vida selvagem e a população que consumir dessa água.

FONTE : G1 – http://g1.globo.com/natureza/noticia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *