Rondônia se prepara para combater queimadas após registrar 40 mil focos

Rondônia entra no seu período de clima mais seco e com ele o número de queimadas aumenta. Em 2010 foram registrados no estado cerca de 40 mil queimadas, segundo o coordenador estadual do Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Rondônia (Prevfogo), Roberto Fernandes Abreu. Ainda de acordo com Roberto, esse número caiu pela metade em 2011, quando foram registrados 20 mil incêndios.

Em 2010 houve um grande incêncidio que atingiu a Floresta Nacional do Jamari, em Cujubim, RO, quando cerca de 100 quilômetros de linha de fogo foram combatidos pelos brigadistas da Prevfogo, durante 10 dias, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Para mudar esse cenário e combater o fogo mais rapidamente, o Prevfogo realiza até sexta-feira (15) um treinamento intensivo para capacitar 30 brigadistas de Pronto Emprego sediados em Porto Velho. De acordo com o coordenador do Prevfogo,  em todo o Brasil, são três grupos de elite distribuidos em pontos estratégicos para atender todas as regiões do país. Uma sede está  no Rio de Janeiro, outra em Brasília e a terceira em Porto Velho, que atende o Acre, Sul do Amazônas, Rondônia e Norte de Mato Grosso. “Porto Velho foi escolhida por apresentar uma equipe técnica já qualificada, por sua localização estratégica e por ser um  dos estados que mais registam focos de incêndio”, disse Roberto Fernandes.

O Prevfogo visa combater incêndios de grande porte, por isso é necessário treinamento específico com equipes já capacitadas. Em 2011, 153 brigadistas atuavam em Rondônia, neste ano já somam 183 profissionais distribuidos em nove cidades do estado, incluindo a capital.

FONTE : http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/06/ro-se-prepara-para-combater-queimadas-apos-registrar-40-mil-focos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *