Rio+20 – Revista ‘Amazonas Faz Ciência’ é lançada na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável

Revista foi lançada na Rio+20 (Foto: Ricardo Oliveira/Fapeam)Revista sobre pesquisas amazônicas foi lançada na Rio+20 (Foto: Ricardo Oliveira/Fapeam)

Pesquisas amazonenses voltadas para a energia sustentável são divulgadas na revista ‘Amazonas Faz Ciência’ lançada, nesta quarta-feira (13), na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio +20. A publicação é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), editada em inglês e português.

Os 193 representantes dos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que estarão debatendo sobre ações e questões voltadas à sustentabilidade do planeta, receberão edições da revista.

De acordo com a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, essa é uma iniciativa que possibilita a ampla divulgação das pesquisas e dos investimentos na área ambiental no Estado. “Temos uma política muito forte associando o desenvolvimento à sustentabilidade. Na questão da sustentabilidade, enfrentar esse paradigma significa que Ciência, Tecnologia e Inovação são ferramentas fundamentais”, frisou.

Segundo a diretora-presidenta da FAPEAM, o modelo tradicional de desenvolvimento tem danos ambientais que o Amazonas não quer para o Estado. “Somos um Estado com mais de 98% de sua floresta conservada, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e queremos nos desenvolver sim e buscar gerar riquezas à nossa população de forma sustentável”, declarou.

Para Maria Olívia, a revista lançada na Rio+20 que a inovação, a ciência, o conhecimento dos recursos naturais e o desenvolvimento de novas tecnologias para gerar emprego e renda são fundamentais.

A ministra de Meio Ambiente, Isabella Teixeira, esteve presente no lançamento da revista e parabenizou o Estado por essa iniciativa de difundir pesquisas científicas na área ambiental. O diretor-presidente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, também visitou o stand e disse que “a publicação reforça a diretriz de fazer com que a ciência e a tecnologia sejam voltadas para o homem da floresta, que vive essa realidade e faz uso da biodiversidade amazônica e dos recursos naturais”.

Conteúdo
Com o título ‘A luz que vem da floresta’, a matéria de capa, de autoria do jornalista Luís Mansuêto, apresenta um panorama geral sobre pesquisas que investigam soluções para a produção de energia elétrica a partir dos resíduos florestais e de plantas oleaginosas da Amazônia. Um dos projetos abordados é o desenvolvido pela doutora em Química e pesquisadora da Ufam, Ivoneide Barros, que coordena o projeto ‘Estudo de Aproveitamento do Resíduo da Gordura de Cupuaçu para Produção de Biodiesel’, que conta com recursos da Fapeam e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Segundo a pesquisadora, a opção pela gordura de cupuaçu se deve porque os óleos oriundos das plantas da Amazônia são competitivos nos mercados alimentícios e cosméticos, encarecendo o preço final do biodiesel.

A edição apresenta também uma entrevista feita com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, na qual ele explica que a biodiversidade amazônica é o caminho para um desenvolvimento sustentável. Ele também aborda que o seu grande desafio frente ao ministério é fazer com que todo o conhecimento gerado nas instituições de ensino e pesquisa seja levado à sociedade para promover a inovação.

Versão infantil
A revista Amazonas Faz Ciência vem acompanhada do suplemento Amazonas Faz Ciência Criança, que aborda a temática da energia solar e pesquisas relacionadas a essa alternativa energética. Com a ampliação do número de páginas, o suplemento foi produzido com mais atividades lúdicas e educativas para o público-leitor: crianças de cinco a 10 anos.

A revista é distribuída gratuitamente aos órgãos públicos, escolas, autoridades e formadores de opinião. A publicação também está disponível na versão digital no site da Fapeam, na aba de publicações.

FONTE : http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/06/revista-amazonas-faz-ciencia-e-lancada-na-rio20.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *