Rio+20 – Especialistas da Unceea estão reunidos no Rio de Janeiro

Especialistas e dirigentes de institutos nacionais de Estatística do Brasil e de outros países participam, no Rio, de hoje (11) a quarta-feira (13), do encontro do Comitê das Nações Unidas de Especialistas em Contas Econômico-Ambientais (Unceea), órgão ligado à Divisão de Estatística das Nações Unidas. O objetivo é discutir o conceito do Produto Interno Bruto (PIB) verde e disseminar o uso de ferramentas para medir o progresso em termos de sustentabilidade. A chamada conta ambiental vai avaliar os patrimônios de água, florestas e energia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o representante do Brasil no comitê, cuja reunião de hoje é fechada. Em maio, o IBGE criou, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), um grupo responsável pela elaboração das Contas Econômicas Ambientais da Água. Segundo o instituto, as contas  seguem recomendação da Divisão de Estatística das Nações Unidas para padronizar o acompanhamento das informações estatísticas da água, integradas ao Sistema de Contas Nacionais.

Além de sediar o encontro, o IBGE vai lançar, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, duas publicações com informações fundamentais para o debate. São elas Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2012 e Brasil em Números.

“Os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012 dão prosseguimento à série iniciada em 2002 e apresentarão, nesta edição, 62 indicadores, divididos em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional”. O Brasil em Números é uma publicação em versão bilíngue, cujas informações permitem traçar uma síntese da realidade brasileira em seus múltiplos aspectos, informou o IBGE em nota.

Ainda segundo o instituto, cerca de 600 exemplares do Brasil em Números serão entregues ao Ministério das Relações Exteriores para serem distribuídos às autoridades e membros das delegações estrangeiras que participarão da Rio+20.

Durante a conferência da ONU, o IBGE vai instalar o Mapa de Biomas (conjunto de diferentes ecossistemas) no espaço do Pavilhão dos Biomas, no Armazém 4 do Cais do Porto do Rio. Composto por 100 placas de vidro temperado, o mapa tem como fundo os biomas continentais brasileiros, além dos principais rios que compõem parte do cenário ambiental nacional. O mapa também mostra a localização de todas as cidades do Brasil, com seus principais acessos e o nível de densidade populacional de cada uma.

FONTE : Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *