Rio+20 – Delegações estrangeiras revisam texto e se preparam para reunião final

As delegações dos 193 países que participam da Rio+20 fazem, neste momento, uma revisão no documento final da conferência. O texto foi distribuído no início da manhã de hoje (19) pelo governo brasileiro a cada delegação, para que pudessem olhar e decidir se querem fazer modificações ao documento concluído na madrugada de hoje, depois de seis dias de negociações.

Às 10h30, haverá uma reunião plenária com todas as delegações para que elas referendem ou proponham ajustes finais ao texto. A expectativa do governo brasileiro é encerrar ainda hoje o documento final da Rio+20, para que seja apenas assinado pelos chefes de Estado e Governo nos próximos dias.

Na madrugada de hoje, os negociadores disseram que o documento contém a recomendação para o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com indicações para que, no futuro, seja criado um órgão independente, e detalhes sobre a proteção das águas oceânicas.

O documento não contempla, no entanto, a criação de um fundo específico para o desenvolvimento sustentável. A ideia do G77, grupo que reúne os países em desenvolvimento, era criar o fundo com recursos iniciais de US$ 30 bilhões, mas que até 2018 alcançaria US$ 100 bilhões.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

 FONTE : Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *