PA – Inpe e Embrapa promovem seminário sobre clima, dinâmica e biodiversidade na Amazônia

De 25 a 28 de junho, no Centro Regional da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Belém (PA), acontece o seminário Clima, Dinâmica e Biodiversidade de Florestas Amazônicas.

Realizado em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, o evento pretende integrar grupos de pesquisa em biodiversidade, balanço de carbono e clima na região da produção da palma de óleo, analisar os modelos de ocupação do território e propor ações de pesquisa para fundamentar políticas públicas, reunindo especialistas renomados nacional e internacionalmente.

Segundo a organização do seminário, a expansão da palma de óleo nas áreas desmatadas da Amazônia é uma alternativa para ampliação e diversificação da matriz energética brasileira, colocando o País em posição de destaque no cenário internacional.

O Pará já é responsável por 95% da produção nacional de palma de óleo, mas a expansão da cultura deve passar dos 150 mil hectares plantados no Estado para 500 mil hectares. O desafio do poder público e da pesquisa é implantar a dendeicultura na região a partir de bases sustentáveis que incluam pequenos, médios e grandes produtores, gerando emprego e renda para as populações locais.

A programação do evento inclui seminário técnico, minicurso e visita a empresas produtoras de palma de óleo no Pará e áreas de agricultores familiares. Mais informações no site http://seminarioclima.cpatu.embrapa.br.

FONTE : Ascom do Inpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *