Ofidismo no Estado do Acre

O professor Paulo Sérgio Bernarde, do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul, lança neste mês o livro “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Acre”, que retrata as espécies de cobras venenosas do Estado e também os casos de ofidismo (picadas de cobra). Paulo Bernarde, que nasceu em Guararapes (SP) há 40 anos e mora no Acre há quase sete anos, orienta alunos dos cursos de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Ufac em Rio Branco.

Dividido em 15 capítulos, com 112 fotografias coloridas, o livro apresenta informações sobre a classificação e biologia das serpentes, dentro de outros aspectos sobre a história natural desses animais.

Em relação aos acidentes ofídicos (picadas de cobras), é apresentado os diferentes tipos de venenos e os sintomas nas vítimas, que é o principal critério para que profissionais de saúde possam reconhecer qual é o gênero causador e tipo de soro a ser ministrado no paciente.

Outro aspecto abordado são os cuidados em campo para prevenção de acidentes ofídicos e os primeiros socorros, denotando a importância da obra para os profissionais que trabalham em florestas e na área rural (biólogos, agrônomos, engenheiros florestais, analistas ambientais, militares etc) e também para as pessoas que vivem na Amazônia.

No livro também são apresentadas lendas e crendices sobre as cobras, o que desmistifica algumas condutas inadequadas de primeiros socorros que podem até agravar o quadro da vítima.

Na Amazônia muitas vezes as vítimas estão distantes do atendimento médico nos hospitais além de existir por parte dos profissionais de saúde certa dificuldade no reconhecimento da espécie de serpente causadora, fatores estes que, associados a crendices populares, podem agravar o quadro da vítima e contribuírem para o surgimento de complicações e sequelas.

VER DETALHES DE ENTREVISTA DO AUTOR EM : http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2012/06/08/e-mais-facil-sermos-mortos-por-outro-humano-do-que-por-uma-cobra-diz-pesquisador-de-serpentes-e-acidentes-ofidicos/

Um comentário em “Ofidismo no Estado do Acre”

  1. Interessados em adquirir o livro “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Acre” podem fazer o pedido pelo meu Site Herpetofauna:
    http://www.herpetofauna.com.br
    Pelo e-mail SnakeBernarde@hotmail.com pode ser feita a compra.
    Valor: 45,00 Reais (Frete incluso!).
    O livro apresenta 128 páginas, ricamente ilustrado com 123 fotografias coloridas e aborda a diversidade, classificação e biologia das 13 espécies de cobras peçonhentas do Acre e também de algumas não peçonhentas mais comuns, além de apresentar informações sobre os envenenamentos, sintomas, tratamento, primeiros socorros, prevenção e lendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*