MEIO AMBIENTE – Ministro defende criação de programa internacional de pesquisa sobre sustentabilidade

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, defendeu a criação de um programa internacional de pesquisa com foco no desenvolvimento sustentável global. A proposta foi apresentada durante o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, aberto hoje (11) no Rio de Janeiro.

O fórum reúne pesquisadores de vários países do mundo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), até o próximo dia 15. Do encontro, deve sair uma carta a ser entregue aos chefes de Estado e Governo que participarão da reunião de cúpula da Conferência Rio+20, na próxima semana.

“Estou propondo [o programa de pesquisa] internacionalmente. É preciso ter o respaldo dos órgãos internacionais. Talvez saia daqui [do fórum ] essa proposta. Já existem discussões em torno dessa possibilidade”, disse o ministro.

Em discurso no fórum, Raupp disse que o Brasil deve desempenhar um papel de liderança nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. “Como país-sede da Rio 92 e da Rio+20, e considerando o progresso econômico, social e ambiental das últimas décadas, o Brasil pode legitimamente desempenhar papel de liderança para reverter a inércia política sobre o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Segundo ele, o Brasil é uma potência na produção e exportação de alimentos e na biodiversidade. Por isso, o país deve investir na pesquisa para a promoção de uma agricultura sustentável e para o uso sustentável da biodiversidade nacional.

FONTE : Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *