AC – Workshop internacional discute ciência e tecnologia na Amazônia

Será realizado de 5 a 8 de junho, o Workshop Internacional Estratégias para Inovação Tecnológica em Sistemas Agroflorestais e Agrossilvipastoris   para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Boliviana, Brasileira e Peruana. O objetivo do evento é promover o intercâmbio entre instituições de pesquisa e dos três países, bem como elaborar uma proposta de projeto que contemple aspectos voltados para sistemas integrados de produção agropecuária.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Valentim, o encontro será uma oportunidade de conhecer as experiências com sistemas integrados de produção na América Latina. “E, principalmente, haverá uma grande possibilidade de integração entre os profissionais e pesquisadores brasileiros e de outros países, com a possibilidade de executarmos ações conjuntas, que vão beneficiar os agricultores e extrativistas dos Brasil, Peru e Bolívia, países que abrigam parte da floresta amazônica”, afirma.

O encontro abordará temas como o processo de ocupação, integração, realidade atual e os desafios futuros na área de inovação e tecnologia do Brasil, Peru e Bolívia; ofertas, restrições ambientais e experiências sobre a implantação de sistemas agroflorestais e agrossilvipastoris na Amazônia. Para o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre, Eufran Amaral, este evento será uma oficina de trabalho com resultados práticos e de qualidade em prol do uso sustentável da terra com bases agroflorestais.

Nos dias 7 e 8 de junho, os profissionais e pesquisadores se reúnem na sede da Embrapa Acre para articular a estruturação do projeto com foco nos sistemas integrados de produção. “Nós temos diversas experiências exitosas com sistemas integrados nos países da América Latina, queremos reunir parte desse conhecimento e a partir daí formular um projeto que possa ser apresentado em editais de financiamento, com resultados práticos para pequenos e médios agricultores”, afirma o sub-diretor do Centro Agronómico Tropical de pesquisa e Ensino (CATIE) ), Ronnie de Camino que já está no Brasil para participar do evento.

O evento é uma realização da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Também são parceiros o Programa Cooperativo de Investigação e Transferência de Tecnologia para os Trópicos Sul-Americanos (Procitrópicos), Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie), Centro Internacional para Agricultura Tropical (CIAT) e Agência de Cooperação e Desenvolvimento Internacional Alemã (GIZ) e Universidade Federal do Acre (Ufac).

FONTE : http://www.ac24horas.com/2012/06/04/workshop-internacional-no-acre-discute-ciencia-e-tecnologia-na-amazonia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *