RR – Nível do Rio Branco está dois metros acima do registrado no ano passado

Depois de passar pela maior cheia do rio Branco no ano passado, tudo indica que em 2012 esses níveis poderão ser ultrapassados. De acordo com a medição feita pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), em 2011 os níveis começaram a subir no meio do mês de maio, diferente deste ano, que no dia 22 de abril a régua já registrava 4,10 metros. Para se ter uma ideia, em abril do ano passado os níveis não ultrapassaram 3,80 metros. 

O início de maio, tradicionalmente é quando começam as chuvas e o nível do rio Branco passa então a oscilar. No entanto (04), a régua registrou a marca de 4,34 metros, a maior do ano. No dia 04 de maio do ano passado, essa marca era de 2,32. Esses números mostram que a cheia pode ser tão ou maior que a vista no ano passado, e que pode também vir antes mesmo do mês de junho, pico de chuvas. Em 08 de julho de 2011 o nível do rio chegou a 10,28.

A régua da CAER, entretanto, não é uma medição oficial, já que não obedece critérios técnicos de fluviometria e está posicionada próximo à margem do rio. “A régua e o acompanhamento feito pela CAER do nível do rio é um controle interno que faz parte do sistema de captação de água bruta”, explicou o diretor de tecnologia e sistema de água, Daniel Bezerra.

Há pouco mais de duas semanas, porém, a medição de níveis d’água, velocidades e vazões nos rios Branco, Uraricoera e Mucajaí, bem como os índices pluviométricos de Roraima passaram a ser monitorados pelo sistema de monitoramento hidrológico da Agencia Nacional de Águas (ANA). 

De acordo com os registros da agência, os níveis dos rios de Roraima estão acima da cota com permanência de 5%, considerado o alerta amarelo. Acima dele apenas o vermelho, cota de alerta. O sistema da ANA é atualizado a cada 24 horas, e possui quatro pontos de análise distribuídos no Estado, sendo um deles na CAER. Os dados podem ser acessados no site www.ana.gov.br/telemetria

Segundo a previsão do tempo do Clima Tempo, para Roraima, de hoje até terça-feira (08) há possibilidade de chuvas a qualquer momento durante dia e noite. A temperatura oscila entre 30 e 34° de máxima e de 23 a 24° de mínima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *