Rio+20 – Agenda de Eventos

A Coordenação da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 – está divulgando a previsão dos eventos que serão realizados. Detalhes dos eventos podem ser obtidos e atualizados acessando o site http://www.onu.org.br/rio20/ . 

A Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia – ECOAMAZÔNIA – tem divulgado neste espaço eventos precursores da Rio+20 e opiniões de diversos segmentos que acompanham e debatem os temas relacionados com o desenvolvimento sustentável dos diversos agrupamentos humanos. Tem-se buscado dar uma ampla visão do que vem a ser o “Desenvolvimento Sustentável” de um grupo humano, seja nas grandes metrópoles, seja no meio rural, ou ainda em comunidades tradicionais.

Pessoas e entidades interessadas em divulgar suas ideias sobre a Rio+20 podem entrar em contato com a ECOAMAZÔNIA via email: jaime@ecoamazonia.org.br ou contato@ecoamazonia.org.br

 

Eventos da Rio+20

.

PRINCIPAIS EVENTOS

A listagem mais atualizada dos principais eventos que ocorrerão durante a Rio+20 podem ser encontradas no site oficial da Conferência (www.uncsd2012.org) e no site informativo em português (www.onu.org.br/rio20).

20 a22 de junho: Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

A sessão de abertura da Conferência terá início na quarta-feira, 20 de junho de 2012, às 10h. A cerimônia de abertura de Alto Nível – com declarações do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e da Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, começará às 15h desse dia.

Declarações de chefes de cada delegação de Governo e representantes da sociedade civil serão realizadas no plenário durante os três dias da Conferência. Os vídeos e textos de cada declaração serão disponibilizados no site da Conferência. A imprensa poderá acessar a parte do plenário destinada à imprensa de modo coordenado e a mídia audiovisual e de foto sempre será acompanhada pela organização para cobrir oradores específicos. A programação de oradores será disponibilizada online, mas pode ser enviada por e-mail, quando solicitado e disponível.

Quatro mesas-redondas de Alto Nível serão realizadas em paralelo às declarações no plenário principal, a partir das 16h30 do dia 20 de junho. Estes quatro eventos serão televisionados e transmitidos online, mas não haverá lugares para a imprensa e não haverá ordem de discursos.

Haverá dezenas de eventos especiais e reuniões oficiais que acontecem em paralelo à Conferência no Riocentro, incluindo um fórum de parceria e centros de aprendizagem, bem como eventos especiais. Mais detalhes sobre estes eventos e outras reuniões-chave serão publicados nos sites oficiais em inglês e português da Rio+20 assim que houver informações disponíveis.

13 a15 de junho: Sessão de negociação final para a Rio+20

Representantes do governo realizarão uma terceira e última reunião preparatória antes da Rio+20 para concluir as negociações-chave sobre os acordos a serem adotados na Conferência. O acesso da imprensa é limitado, mas comunicados de imprensa serão enviados para atualizar o progresso das negociações.

.

EVENTOS PARALELOS OFICIAIS

8 a12 de junho: Encontro de jovens ‘Youth Blast’

Organizado pelo ‘Major Group’ da Rio+20 de Crianças e Jovens, evento oficial da juventude para a Rio+20, o ‘Youth Blast’ tem como objetivo capacitar as crianças e jovens presentes na Rio+20; oferecer treinamento em liderança; e proporcionar um espaço para os jovens partilharem as melhores práticas para implementação de soluções e participação na tomada de decisões em nível internacional.
Websitehttp://uncsdchildrenyouth.org/rio20/youth-blast/
Contato: saba@rioplus20s.org
Informações em portuguêshttp://www.onu.org.br/rio20/rumo-a-rio20-conferencia-da-juventude-recebe-inscricoes/

11 e 12 de junho: TEDxRio+20

Em parceria com a ONU, TEDxRio+20 irá reunir um vasto leque de conhecimentos e ideias para nos ajudar a compreender e analisar a extensão do impacto humano no nosso planeta, e reconhecer e refinar nossa capacidade de construir uma nova realidade através do desenvolvimento sustentável.
Websitehttp://www.tedxrio20.com/
Local: Forte de Copacabana
Contato: marconi.pereira@gmail.com

11 a15 de junho: Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

Este Fórum vai sediar discussões científicas interdisciplinares e o diálogo entre cientistas, formuladores de políticas públicas, ‘major groups’ e outras partes interessadas.
Websitehttp://www.icsu.org/rio20/science-and-technology-forum
Contato: Maureen Brennan, tel. +33(0)1-4525-0677, Maureen.Brennan@icsu.org

13 a22 de junho: Rio Conventions Pavilion

Convocada pelas Secretarias dos três acordos ambientais globais surgidos na Cúpula da Terra de 1992 – a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção da ONU sobre Biodiversidade, juntamente com o ‘Global Environment Facility’ e outros parceiros – o Pavilion realizará um programa de duas semanas de eventos e atividades, apresentando uma exposição retrospectiva e mostrando a contribuição desses tratados para o desenvolvimento sustentável. Apresentações focarão em temas como oceanos, cidades, economia verde, gênero e desenvolvimento.
Websitehttp://www.riopavilion.org/
Contato: David Ainsworth, tel. +1-514-287-7025, david.ainsworth@cbd.int

13 a22 de junho: Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20)

Organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o encontro abordará como “esverdear” a economia urbana e como os governos locais podem melhor contribuir para os objetivos de proteção dos bens comuns globais, bem como melhorar os sistemas de governança global e local.
Websitehttp://local2012.iclei.org/iclei-and-rio-20/rio-20-global-town-hall/
Contato: Francesca Schraffl, coordenadora do Global Town Hall, tel. +49(228)976-299-50, francesca.schraffl@iclei.org

15 a18 de junho: Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 – Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos

O Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 (CSF, na sigla em inglês) busca trazer maior alcance e qualidade para a sustentabilidade corporativa e produzir um número significativo de compromissos corporativos para o avanço do desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Com 2.000 CEOs e outros participantes esperados, além de uma agenda ambiciosa focada na inovação e em parcerias transformadoras, o Fórum será uma vitrine da ação empresarial e da liderança em apoio à agenda da Rio+20.
Websitehttp://www.compact4rio.org/
Contato: Matthias Stausberg – Pacto Global da ONU, tel. +1-917-367-3423, stausberg@un.org / media@unglobalcompact.org

15 a23 de junho: Cúpula dos Povos para a Justiça Social e Ambiental

Organizado por mais de 150 grupos e movimentos sociais de vários países, a Cúpula dos Povos exigirá dos governos que deem poder político para a Conferência Rio+20 e implementem suas decisões.
Websitehttp://cupuladospovos.org.br/
Contato: Maurício Thuswohl: +55(21-8390-2111) / Tânia Coelho: +55(21) 8181-8616 / Verônica Couto: +55(11) 8372-8765 / imprensa@rio2012.org.br

16 a19 de junho: Diálogos de Sustentabilidade Global

O Governo do Brasil está organizando quatro dias de eventos de diálogo no Riocentro, onde até 50.000 participantes da sociedade civil podem se conectar e compartilhar ideias paralelamente ao programa oficial da ONU. O objetivo é gerar propostas inovadoras de como a sustentabilidade pode ser aplicada a uma série de questões, incluindo segurança alimentar, erradicação da pobreza, crise econômica, energia sustentável para todos, água, oceanos, consumo e produção sustentáveis, inovação e cidades sustentáveis, desemprego, empregos verdes e migração.
Websitehttp://www.rio20.gov.br

17 a19 de junho: Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental

Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), este evento vai reunir chefes do Judiciário e magistrados de alto nível, Advogados-gerais e procuradores envolvidos na interpretação e aplicação da lei, bem como Auditores-gerais, cujo trabalho incidirá sobre a governança e a responsabilização em questões sobre o papel da lei na promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Websitehttp://www.unep.org/dec/worldcongress/index.asp
Contato: Jacob Duer, tel. +254-20-7624, Jacob.Duer@unep.org

15 a17 de junho: Cúpula Mundial de Legisladores

Organizado pela GLOBE International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado), esta cúpula mundial inédita de legisladores pretende conduzir os compromissos internacionais para a legislação nacional, além de fiscalizar o cumprimento das propostas que os governos fazem.
Sitehttp://www.globeinternational.info/2011/rio-2012-globe-to-host-1st-world-summit-of-legislators/
Contato: Adam Matthews, tel. +44 (0) 20 7222 6955, adam.matthews@globeinternational.org

18 de junho: Eventos Especiais sobre Cidades Sustentáveis

O ONU-Habitat e a Cidade do Rio de Janeiro estão organizando uma série de eventos e conferências dirigidas ao público em geral e aos meios de comunicação para discutir desafios e oportunidades das áreas urbanas no século 21. O objetivo é gerar debates para reunir propostas inovadoras e alcançar uma abordagem sustentável para todos os aspectos da crescente urbanização. Os Eventos Especiais abertos sobre as cidades sustentáveis culminará no lançamento oficial da iniciativa “Sou um transformador urbano” [I’m a City Changer], um movimento global de sensibilização sobre as ações positivas que tiveram impactos na vida das pessoas em áreas urbanas. O evento será no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O credenciamento é obrigatório.
Websitewww.unhabitat.org
Contato: Ana Moreno, tel. +254 20 762 3065. ana.moreno@unhabitat.org

19 de junho: Rio+Social

Conversa inédita – social e tecnológica – focada em questões globais relacionadas à sustentabilidade e ao futuro do nosso planeta, o evento Rio+Social reunirá os mais inovadores agentes jovens e as vozes públicas mais influentes para discutir como a tecnologia pode ser usada para criar uma mudança inspirada a partir da cidadania e das mídias digitais. O Rio+Social vai garantir, através de uma extensa transmissão digital, que os jornalistas, jovens ativistas e redes sociais em todo canto tenham uma voz e um chamada à ação para o desenvolvimento sustentável. Organizado pela Fundação das Nações Unidas (UN Foundation) com parceiros Ericsson, Mashable e 92nd Street Y.
Websitehttp://rioplussocial.com.br/pt-br/
Contato: Robb Skinner, tel. +1 212-697-3315, rskinner@unfoundation.org

19 a21 de junho: Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável

Organizado pela ONU Mulheres e pelo Governo do Brasil, o Fórum vai reunir mulheres chefes de Estado e de Governo e outras mulheres líderes e defensores da igualdade de gênero. O Fórum terá sua conclusão em uma Cúpulaem 21 de junho, quando as líderes são esperadas para fazer uma chamada à ação para elevar a contribuição vital das mulheres para a realização do desenvolvimento sustentável, bem como para serem beneficiadas por ele.
Websitehttp://www.unwomen.org
Contato: Oisika Chakrabarti, tel. +1 646-781-4522, oisika.chakrabarti@unwomen.org

21 de junho: Evento Especial sobre a Iniciativa do Secretário-Geral da ONU de Energia Sustentável para Todos

Compromissos estratégicos multissetoriais deverão ser anunciados neste evento especial em temas como acesso a energia, eficiência energética e soluções de energia renovável, com a participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e dos co-presidentes do evento: Kandeh Yumkella, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), e Chad Holliday, presidente do Bank of America, junto com outros líderes de governo, do setor privado e da sociedade civil.
Websitehttp://www.sustainableenergyforall.org/
Contato: Cynthia Scharf, tel. +1 212-963-1016, scharfc@un.org

21 de junho: Evento Especial sobre o Relatório do Painel do Secretário-Geral da ONU sobre Sustentabilidade Global

Os membros do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global apresentarão as principais recomendações feitas em seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que também participará do evento. São esperadas importantes recomendações para a formação de um consenso sobre as decisões da Rio+20 e após a Conferência.
Websitehttp://www.un.org/gsp
Contato: Georgios Kostakos, tel. +1 212-963-1466, kostakos@un.org

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *