Protesto contra a aprovação do Novo Código Florestal

Ministro Aldo Rebelo é recebido, em São Carlos/SP, com protesto contra Novo Código Florestal.
Estudantes protestaram contra aprovação do Novo Código Florestal (Foto: Reprodução/EPTV)

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), foi recebido em São Carlos (SP), na tarde desta segunda-feira (30), com um protesto de estudantes. A manifestação era contra a aprovação no Congresso Nacional do Novo Código Florestal.

Rebelo foi responsável pelo relatório inicial do projeto, quando ainda ocupava o cargo de deputado federal. O ministro veio até São Carlos para inaugurar uma piscina num centro esportivo do bairro Vila Nery, mas durante o discurso enfrentou o barulho dos estudantes.

“Quando não tiver mais nenhum rio e só tiver a seca, o código não vai valer para ninguém”, criticou o estudante indígena Lenon Corezomaé.

Para o coordenador do Meio Ambiente de São Carlos, Paulo Mancini, o código só atende aos interesses da bancada ruralista na valorização de terra. “Quem desmatou vai ser anistiado de toda e qualquer multa e penalidade, e agora ainda com a lei aprovada ele pode usufruir daquele crime que ele cometeu”, disse.

Rebelo, por sua vez, acredita que o projeto aprovado poderá contribuir com o meio ambiente. “A resposta já foi dada pela Câmara e pelo Senado. Meu relatório foi aprovado por 410 votos contra 63. No senado também foi aprovado o relatório que equilibra o meio ambiente e a agricultura”, destacou o ministro.

O presidente do Sindicato Rural, Eunizio Malagutti, afirmou que o novo código é uma correção aos erros do anterior. “Hoje o código esta vindo para regulamentar erros de entendimento do antigo código que sofreu alguns retalhamentos através dos anos”, disse.

O projeto foi encaminhado para a presidente Dilma Rousseff (PT) e deve ser aprovado ou vetado até o dia 17 de maio. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou na quinta-feira (26) que a presidente Dilma Rousseff  deverá vetar partes do novo Código Florestal.

Segundo Ideli, a presidente já afirmou que vai eliminar trechos do projeto que representem anistia para desmatadores.

Veja mais em : G1 – Ministro Rebelo é recebido com protesto contra Novo Código Florestal – notícias em São Carlos e Região (globo.com)                        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *