PA – Sobe para oito número de municípios em situação de emergência por causa de cheias

A Secretaria Nacional de Defesa Civil de Brasilia já reconheceu o decreto de situação de emergência de mais três municípios que integram a região oeste do Pará. De acordo com a 4ª Regional de Defesa Civil (Redec) do Baixo Amazonas, Santarém, Almeirim e Terra Santa, além de Óbidos, Alenquer, Porto de Moz, Monte Alegre e Prainha, receberam o reconhecimento por meio da portaria 194, assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.

Segundo a 4ª Redec, o nível das águas do Rio Tapajós já vem baixando. Neste sábado (26), a régua da  Agência Nacional das Águas marcou 7,9 metros. No último dia 10, a régua marcava 8,2 metros acima do nível no rio Tapajós. Os problemas, porém, continuam. Em Almeirim, o número de pessoas desalojadas passa de 9.000. Em Terra Santa, 5.300 pessoas estão em áreas alagadas, e em Santarém, mais de 200 famílias estão morando em casas alugadas pela prefeitura. O número de pessoas afetadas permanece em 20.377 pessoas.

Em alguns bairros, como o do Mapiri, a população reclama a falta de assistência da Defesa Civil Municipal, como é o caso de Natalina Miranda, 28, que, juntamente com a sua mãe, recolheu pedaços de madeira para construir passarelas. “A gente não tem condição de sair da casa da gente pra pagar aluguel”, disse Natalina, que ainda amamenta um bebê de um ano e três meses.

FONTE : http://noticias.uol.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *