AM – Nível do rio Negro sobe mais dois centímetros, diz CPRM

O nível do rio Negro subiu mais dois centímetros nas últimas 24 horas. Segundo o Serviço Hidrográfico do Porto de Manaus (SNPH), a cota registrada às 6h30 desta quinta-feira (17) é de 29,80 metros.

Nesta segunda-feira, o nível do rio Negro bateu o recorde da maior cheia registrada no Amazonas. A cota chegou a 29,78 m, superando em 1cm a cota registrada em 2009, quando o nível do rio chegou a 29,77 m, o maior registro até então.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasi, as águas do Rio Solimões, responsável pelo represamento do Rio Negro, começaram baixar a partir de Tabatinga. “Isso nos leva a acreditar que a vazante do Rio Negro irá ocorrer nos próximos dias, entre a última semana de maio e a primeira semana de junho”, afirmou Marco Antônio. 

Para o CPRM, os números de 2012 não devem ultrapassar os 30 metros, como estava previsto no último alerta de cheia divulgado no dia 2 de maio. A previsão era que a cota máxima de 2012 chegasse a 30,13 cm.

Cheia no interior

Em todo o Amazonas, já são 52 municípios com decreto de situação de emergência. Há municípios em que boa parte da cidade está sob as águas. Unidades hospitalares fluviais estão sendo enviadas para manter o atendimento nessas localidades.

FONTE : G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.