MT – Xavante de Marãiwatsédé tomam posse em Comitê Regional da Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) deu posse aos membros do Comitê Regional vinculado à Coordenação Regional da Funai em Ribeirão Cascalheira/MT. O comitê é composto por 28 membros titulares e suplentes, sendo 14 indígenas e 14 servidores da Fundação. A presidência do Comitê foi delegada ao coordenador regional substituto, Denivaldo Roberto da Rocha.

O  Comitê Regional tem a participação indígena do povo Xavante da (TI) Marãiwatsédé. A aldeia tem cerca de 900 indígenas, que vivem em situação de vulnerabilidade em diversos aspectos essenciais à manutenção de sua cultura, posse e usufruto da terra, segurança coletiva e alimentar, dentre outros que demandam a realização das ações estratégicas planejadas pela Funai, segundo os objetivos do PPA 2012- 2015. 

Os integrantes do Comitê têm a responsabilidade de cumprir com as atribuições estabelecidas pelo seu Regimento Interno e discutir com a comunidade as questões que serão decididas nas reuniões das plenárias. O comitê irá qualificar a atuação da Funai junto a TI Marãiwatsédé, considerando que a TI, está ocupada por não índios e que a área de perambulação é de apenas 10% do território.

A cerimônia de posse e instalação foi realizada no último dia 11, no Centro Universitário de Ribeirão Cascalheira.

FONTE : Funai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *