DF – Seminário discute ações estratégicas para a Amazônia

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, participou, nessa segunda-feira (28/05), da abertura dos Diálogos Sociais: Rumo à Rio +20. Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o seminário com o tema Amazônia em Pauta tem o objetivo de discutir ações governamentais e da sociedade civil organizada para a região.

Paulo de Araújo/MMA

A proposição de assuntos sobre a Amazônia para serem debatidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) e a definição dos desafios para a área estão entre os principais objetivos do evento, que ocorre nesta terça-feira (29/05) no auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto. Três painéis integrarão o seminário: Inclusão e Participação Social, Diversidade Amazônica e Presença do Estado na Amazônia.

O trabalho do Estado na manutenção e prevenção dos recursos naturais disponíveis no país foi lembrado por Francisco Gaetani. “Temos a maior biodiversidade do planeta. São muitos os desafios e, por isso, precisamos traçar estratégias numa perspectiva capaz de integrar as ações. Temos procurado formas de alcançar esse objetivo de maneira sustentável e isso é resultado da política dos últimos 10 anos”, declarou o secretário executivo do MMA.

IMPORTÂNCIA

Para o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a região amazônica será o foco dos debates futuros. “A Amazônia será um personagem de fundamental importância. É real o fato de que o Brasil não tem dado a importância devida para ela. O seminário vai caminhar para um conjunto de propostas para que o governo possa colocar em prática”, afirmou.

A secretária de Mulheres da Confedereção Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Carmem Foro, ressaltou a existência de interesses diversos na região amazônica e os problemas atuais do local. “Houve um avanço significativo nos últimos 10 anos. Mas ainda é preciso avançar em questões como os conflitos agrários, a população indígena e o surgimento de grandes empreendimentos na Amazônia”, listou.

Além dos representantes do Executivo federal e da Contag, a abertura do evento contou com a participação do senador Aníbal Diniz (PT-AC) e do deputado federal Sibá Machado (PT-AC).

FONTE : ASCOM/MMA – Seminário discute ações estratégicas para a Amazônia — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (www.gov.br)