DF – Comissões debatem Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional realizam audiência pública conjunta, na quarta-feira (23), às 14horas, para debater a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

No requerimento em que solicitou a convocação da audiência, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informa que o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) — celebrado em julho de 1978 por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — é o instrumento jurídico que reconhece a natureza transfronteiriça da Amazônia.

O tratado tem como objetivo central a promoção do desenvolvimento harmônico e a incorporação de seus territórios às respectivas economias nacionais, o que é fundamental para a manutenção do equilíbrio entre crescimento econômico e preservação do meio ambiente. Em 1995, os países signatários resolveram fortalecer institucionalmente o Tratado de Cooperação Amazônica, instituindo oficialmente, em seguida, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e sua Secretaria Permanente, com sede em Brasília.

Foram convidados para participar do debate:
– o embaixador e secretário-geral da OTCA, Alejandro A. Gordilho;
– o diretor do Departamento da América do Sul II do Ministério das Relações Exteriores e representante da Republica Federativa do Brasil na OTCA, ministro Clemente Baena Soares;
-o embaixador do Equador no Brasil e presidente da Comissão de Coordenação do Conselho de Cooperação Amazônica (CCOOR), Horácio Sevilla Borja; e
-o embaixador Antônio José Ferreira Simões.

FONTE :  ‘Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *