AM – Rio Negro está a 57 centímetros de atingir a maior cheia em Manaus

Segundo dados do CPRM, o rio atingiu a marca de 29,20m nesta segunda-feira (30) e está prestes a atingir a cheia histórica de 2009.

Segundo dados do monitoramento hidrológico divulgado nesta segunda, o nível das águas em Manaus já ultrapassou 47 centímetros do valor registrado na mesma data de 2009, e 70 cm abaixo do ápice da cheia histórica. Nesta segunda, a cota do rio na capital atingiu 29,20 metros.

As estações de Barcelos (a 399 quilômetros) e Tapuruquara também foram registradas elevações de 46 e 42 centímetros respectivamente.

Na bacia do Solimões o município de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus) o nível de água está estável nos três últimos dias, faltando apenas nove centímetros para atingir a maior cheia registrada na estação, em 1999. No Careiro (a 88 quilômetros), o nível de água ultrapassou a cota de emergência em quatro centímetros.

Em Parintins (a 368 quilômetros), na Bacia do Amazonas, o nível atual d’água é idêntico ao valor da cota de emergência, que deve ser ultrapassada ainda nas próximas 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *