Polícia Federal investiga falsos índios em Manaus

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a existência de 300 falsos índios no Amazonas. Os falsos índios estariam envolvidos em invasão de terras na periferia de Manaus, de prédios públicos e gozando ilegalmente de benefícios especiais, como vagas em universidades federais, participação no Programa Bolsa Família, recebendo pensão e aposentadoria especial.

A Polícia Federal já descobriu vários indícios de fraudes na expedição do RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena, a identidade do índio, pela FUNAI no Amazonas.

O caso mais grave já descoberto até agora envolve o líder indígena Paulo Apurinã, que nasceu em Manaus em 1974, e veio a conseguir um RANI, em 2007, 33 anos depois de nascido.

Paulo Apurinã que é branco e tem olhos castanhos, com sua identidade de índio, já foi recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Roussef, vários ministros e no Congresso Nacional por deputados e senadores.

Em novembro do ano passado, Paulo Apurinã foi preso no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, depois de agredir um funcionário do IBAMA, que questionou o uso de um vistoso cocar, pelo suposto falso índio.

Paulo Apurinã alega que conseguiu o RANI, depois que a FUNAI fez um estudo antropológico sobre a descendência dele por mais de 5 anos.

O detalhe é que todo o assentamento dele na FUNAI, em Manaus, está em branco e sem assinatura de testemunhas:

Paulo Apurinã conseguiu no mesmo dia, o RANI para a mãe e mais 4 irmãos.

ver mais em: http://www.cbnmanaus.com.br/ronaldotiradentes/?p=9813 – http://jorgeroriz.wordpress.com/falsos-indios-desejam-beneficios-do-governo/

ver mais em: http://g1.globo.com/videos/amazonas/jam/t/edicoes/v/policia-federal-no-am-investiga-a-emissao-de-certidoes-de-nascimento-de-indio-fraudulentas/1901400/

Um comentário em “Polícia Federal investiga falsos índios em Manaus”

  1. MEUS TRABALHOS PRÓ INDIO BRASILEIRO SÃO REAIS!
    APOIO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO Vereador Waldemir José QUE INCLUI ARTIGOS QUE TRATA DA QUESTÃO INDIGENA NA LEI ORGANICA DO MUNICIPIO DE MANAUS.
    CRIEI VARIAS DIRETRIZES DENTRO DO NOVO PLANO DIRETOR DA CIDADE DE MANAUS ONDE TRATA A QUESTÃO DO INDIO.
    NÓS DO Mirream Indigena FOMOS ELEITO CONSELHEIROS ESTADUAL DAS CIDADES NO CONCIDADES/AMAZONAS ONDE IREMOS DELIBERAR VERBAS ESPECIFICAS DESTINADAS A TODOS OS 62 MUNICIPIOS DO AMAZONAS.
    FUI ELEITO DELEGADO NACIONAL DO CONSOCIAL PROMOVIDO PELA CGU PARA CRIAR DIRETRIZES DE CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS E COMBATE A CORRUPIÇÃO NO BRASIL
    NÓS DO Mirream Indigena INCLUIMOS TODOS OS POVOS INDIGENAS DO BRASIL NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA FAR ENTIDADES DE 0 A 3 ONDE AGORA TODOS OS PARENTES PODE TER SUAS CASAS DIGNAS NAS CIDADES SEM PRECISAR PEDIR NADA DE NINGUEM E CADA ORGANIZAÇÃO INDIGENA PODE CONSTRUIR ATÉ 600 CASAS ANO.
    PARA FALAR DE MIM PRIMEIRO VÁ PASSAR FOME E FRIO COMO EU JA PASSEI NA VIDA LONGE DO MEU ESTADO FAZENDO TRABALHO PELOS EXCLUIDOS DEPOIS EU ACEITO DIALOGAR!
    TODOS AS MINHA CONQUISTAS SÃO DE FORMA VOLUNTARIA SEM GANHO ALGUM, HA NÃO SER OLHAR DE FELICIDADE DE QUEM CONFIA EM MIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *