Peru desafia avanço das Nações Unidas sobre tribos isoladas

O governo do Peru está ignorando novas diretrizes da ONU sobre a proteção dos índios isolados na Amazônia.
 
Em vez de apoiar o novo relatório da ONU, que apoia o direito das tribos isoladas para serem deixadas em paz, o Peru está permitindo que o maior projeto de gás do país se expanda ainda mais nos territórios indígenas conhecidos por abrigarem um grande numero de índios isolados.

A orientação da ONU deixa claro que as terras de tribos isoladas devem ser intocáveis, e que ‘nenhum direito a respeito do uso de recursos naturais deve ser concedido’.
 
O plano de expansão adiciona às controvérsias existentes em torno da gigante empresa de gás argentina, Pluspetrol, e do seu notório projeto Camisea no sudeste do Peru.
 
No passado, a exploração de óleo e gás no Peru resultou em contatos violentos e desastrosos com índios isolados.
 
No início da década de 1980,trabalhadores da Shell abriram caminhos para a terra dos índios isolados Nahua. Doenças logo exterminaram metade da tribo.  

Um sobrevivente Nahua  que vive perto do trabalho do projeto Camisea disse: ‘A empresa não deveria estar aqui. Todo o tempo ouvimos helicópteros. Nossos animais fugiram, não há peixes. Por isso, eu não quero a empresa. Não! Nenhuma empresa.’
 
Apesar de uma campanha eleitoral que prometia respeitar os direitos indígenas, o presidente do Peru, Ollanta Humala, tem feito pouco para garantir a sobrevivência dos povos indígenas.
 
O consórcio Camisea inclui a norte-americana Hunt Oil e a Repsol da Espanha. Ambas foram acusadas de violar os direitos dos povos indígenas.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘O relatório da ONU finalmente reconhece os direitos dos índios isolados. O Peru precisa lê-lo e respeitar aqueles que desejam ser deixados em paz antes que tribos inteiras sejam perdidas para sempre.’

Leia sobre esta historia na página da Survival na internet (em inglês): http://www.survivalinternational.org/news/8245

FONTE: http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=54253

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *