Dia da Terra – Comitê organiza manifestações contra aprovação do novo Código Florestal

O Dia da Terra, no do­mingo, (22), será co­me­mo­rado em di­fe­rentes lu­gares do Brasil com ma­ni­fes­ta­ções de pro­testo contra a apro­vação do pro­jeto de lei do novo Có­digo Flo­restal – cuja vo­tação está pre­vista para a terça (24). Foram pro­gra­madas mar­chas, pe­da­ladas, pas­se­atas, api­taços e flash mobs. Boa parte dos eventos ado­tará o bordão Veta Dilma.

Se­gundo ex­pli­ca­ções de Mário Man­to­vani, da Fun­dação SOS Mata Atlân­tica, tudo in­dica que o texto a ser apro­vado no Con­gresso re­pre­sen­tará um re­tro­cesso na atual le­gis­lação bra­si­leira. ”Neste caso, a única es­pe­rança será o veto da pre­si­dente Dilma ao pro­jeto”, afirma.

 Quem or­ga­niza tudo é o Co­mitê Brasil em De­fesa das Flo­restas e do De­sen­vol­vi­mento Sus­ten­tável, uma co­a­lizão for­mada por quase 200 or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­dade civil bra­si­leira, e os mo­vi­mentos Flo­resta Faz a Di­fe­rença e Mangue Faz a Di­fe­rença.

Em al­guns lu­gares as ma­ni­fes­ta­ções já co­meçam nesta sexta-feira (20). Em São Paulo,  na ex­po­sição Ad­ven­ture Sports Fair, no Ibi­ra­puera, serão dis­tri­buídas car­ti­lhas sobre o Có­digo e o sig­ni­fi­cado do Veta Dilma. A pro­gra­mação com­pleta pode ser vista nos sites das en­ti­dades or­ga­ni­za­doras.

A tensão que o tema pro­voca no meio po­lí­tico é cada vez maior, em de­cor­rência da pro­xi­mi­dade da Rio +20, em junho.  O go­verno não quer chegar lá com esse de­bate aberto.

FONTE: http://www.dm.com.br/#!/texto?id=25840

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *