Bu’ú Ye’pamahsã: Indígena ganha Prêmio Mostra de Arte: Cultura e Saúde

Bu’ú Ye’pamahsã, indígena do povo Ye’pamahsã (Tukano) do Amazonas, artísta plástico ganhou o Prêmio Mostra Cultura e Saúde 2011- do Instituto Olga Kos, na Oficina Oswald de Andrade – SP, com a obra em técnica marchetaria: Ye pamahsun Kum Ña tüo ñarõ – Um olhar Ye pamahsun. Segundo Bu’ú, a arte é um dos caminhos pra divulgar as culturas indígenas através da defesa das obras e textos. 

Formou-se e é professor de arte plástica técnica Marchetaria, 1ª exposição sobre a Viagem Filosófica Alexandre Rodrigues Manaus 2007, 2ª Trançado e Cores da Amazônia 2008, 3ª na Casa de Cultura do município Itaguaí Rio de Janeiro em 2009.

Tem algumas obras no Museu do Índio – RJ, na China, na Alemanha, na França, em São Paulo e no Amazonas. Em 2012 esta se preparando para mais uma mostra de suas obras no Museu de Itapecerica da Serra – SP Estudou na Universidade Estadual do Amazonas – Faculdade Superior de Arte (não concluído). Trabalhou no Projeto Rondon: Registro Civil de Nascimento dos Povos Indígenas. 

Hoje é professor de idioma Ye’pamahsã (Tukano), Coordenou curso sobre lei 11.645 Cultura e histórias indígenas nas escolas brasileiras.

Em 2011 foi pesquisador e ator do Documentário Ünku’ahpó (Desenforme) que trata da lei 11.645/08 Cultura e história indígenas nas escolas Brasileiras. 

Dirige e escreve peças teatrais: Sapo Taro Bekê- 2006, Tui-Sá Kumurõ – 2009, Ensinamento do Beija Flor – 2010 Baya Porã.

É membro do Clã Ïremirin Sararó – Fátria Patrilinear da Amazônia, o nome Bu’ú significa “tucunaré”, que é um peixe encantado dos rios Amazônicos, nome dado a guerreiros.

Nasceu em 08/06/1978 aldeia Kayra, São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro, Amazonas, onde viveu quase sem contatos com os não índios até os 14 anos nem sabia falar português, teve que ir pra cidade estudar, conhecer o mundo de fora da aldeia pra defender os direitos indígenas, filho de pai Ye’pamahsã e mãe Tuyuka.

Contatos Bu ú Ye pamahsã:

buudahse@gmail.com  

www.buuyepamahsa.blogspot.com  e

www.buuartemarchetaria.blogspot.com 

Celular: (011) 8286-1769

http://cinemaartes.blogspot.com.br/2011/12/o-indigena-buu-yepamahsa-fala-da.html

Fonte: Blog Cinema e Artes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.