Incentivo ao desenvolvimento regional vai premiar amazônidas

Associação Panamazônia entregará a “Medalha Grandes Amazônidas” no dia 23 de março.

O tamanho da Amazônia exige a atuação forte de todos os setores. Na busca para atender as exigências e os desafios da região, homens e mulheres marcam a história por meio da dedicação ao desevolvimento local, seja na Economia, Educação ou Ciência e Tecnologia. Alguns destes personagens serão homenageados pela Associação Panamazônia no dia 23 de Março.

Na terceira edição, a “Medalha Grandes Amazônidas” vai agraciar cinco personalidades. A professora Maria Hercília Tribuzy de Magalhães Cordeiro,  receberá o prêmio pelos anos dedicados à educação no Amazonas. Ainda na área educacional, o senador João Pedro será homenageado pela criação do projeto de lei que dá origem à Universidade Panamazônia. Com previsão para ser construído no Município de Benjamin Constant, o centro universtário deverá atender populações carentes da Amazônia.

Outro setor homenageado pelo desenvolvimento regional será o econômico. Nessa área, a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) agraciará o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco. Já o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Gaitano Antonaccio, será contemplado por promover o desenvolvimento empresarial do Estado.

O trabalhador amazônico também foi lembrado pelos organizadores do prêmio. As conquistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), levaram ao reconhecimento do presidente da instituição no Amazonas, Valdemir Santana.

O presidente da Panamazônia, Belisário Arce, ressaltou que além das personalidades, a Medalha será concedida à Fucapi pelo investimento tecnológico no Estado. “Não há avanço na Amazônia sem Ciência e Tecnologia”, frisou o representante.

O artista plástico Anísio Thaumaturgo  Soriano de Mello, falecido em 2010, também será homenageado. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia  (Inpa), localizado na Avenida André Araújo, Aleixo.

Prêmio

A “Medalha Grandes Amazônidas” foi criada em 2010 pela Associação Panazônia. Os 50 associados da instituição indicam e votam nas personalidades que devem receber o prêmio. “O critério da escolha leva em consideração a contribuição para o bem comum da Amazônia e para o desenvolvimento regional”, destacou Arce. Na primeira edição, o prêmio contemplou o presidente da Rede Amazônica, jornalista Phelippe Daou.

Associação Panamazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *