Esse artigo foi publicado em 15 de Março de 2012 às 09:59 na(s) categoria(s) Notícias. Você pode acompanhar os comentários desse artigo por meio do RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou rastrear do seu site.
Governo adia votação de lei ambiental
15 de Março de 2012A presidente Dilma Rousseff está preocupada com a desfiguração do Código Florestal na Câmara dos Deputados e por isso o governo só vai permitir a votação do projeto quando tiver certeza de que não será derrotado pelos ruralistas. No Palácio do Planalto, o comentário é que a votação pode ocorrer só em maio ou até mesmo depois da realização da Conferência Rio + 20, em junho.
“Nós não queremos uma votação desastrada, que anistie todo mundo e torne o veto da presidente difícil. Isso seria o pior dos mundos”, disse à reportagem um ministro que participou das negociações do Código Florestal, admitindo a apreensão do governo em relação ao tema.
Em reunião com parlamentares da base aliada, na semana passada, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), foi na mesma linha.
“Eu quero dizer que não entendo nada de agricultura nem de meio ambiente, mas posso assegurar que a presidente Dilma não aceitará um retrocesso no Código Florestal às vésperas da Rio + 20″, afirmou Ideli aos deputados e senadores, numa referência à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento vai ser realizado em junho no Rio de Janeiro, com a presença de líderes mundiais.
Controvérsia – Na prática, a rota de colisão entre Ideli e o então líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) – destituído do cargo na terça-feira e substituído pelo colega de partido Arlindo Chinaglia (SP) -, foi agravada pela posição do parlamentar em relação ao Código Florestal. Para o governo, Vaccarezza defende os interesses dos ruralistas. O petista nega. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE: Agência Estado – http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-adia-votacao-de-lei-ambiental,848772,0.htm
Palavras-chave: Amazônia, desenvolvimento sustentável, Novo Código Florestal, Rio+20
Ler Comentários (0)