Garimpeiros pedem área legalizada para exploração de minérios

Representantes do Sindicato dos Garimpeiros (Sindigar) e do Sindijoias, de fabricantes de joias, estiveram reunido essa semana com o deputado federal Raul Lima (PSD) para pedir apoio no sentido de regulamentar uma área para a exploração legal de minérios em Roraima.

 

O grupo pediu que o parlamentar intermediasse junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) a questão que teria amparo uma vez que em outros estados da federação já existem áreas legalizadas para garimpar.

 

De acordo com o deputado, os garimpeiros reclamam das dificuldades de ter que procurar outros países, como Venezuela e Guyana, para trabalhar e sustentar suas famílias.

 

Outro tema de discussão foi a proposta que tramita na Câmara Federal e que prevê a inclusão na seguridade social a garimpeiros e pequenos mineradores. “Muitos trabalham a vida inteira e quando não podem mais trabalhar ficam desassistidos”, salientou.

 

Caso aprovado, o projeto vai evitar que no ato de aposentadoria aos garimpeiros declarem, como têm sido feito, atividades como trabalhador rural ou pescador. “Vamos continuar discutindo benefícios para a categoria por que não é possível falar da história e do desenvolvimento de Roraima sem lembrar dos garimpeiros e de seu trabalho”, frisou.

FONTE: Folha de Boa Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *