Tembé beneficiam mandioca e polpa de frutas na Terra Indígena Alto Rio Guamá/PA

Na região do Gurupi, índios produzem por dia 60 kg de polpa e 200 kg de farinhaSeiscentos índios da etnia Tembé serão beneficiados com a produção diária de 60 quilos de polpa de frutas e 200 quilos de farinha de mandioca. O grupo habita a parte da reserva Alto Rio Guamá localizada na região do Gurupi, na divisa com o Maranhão, a 450 km de Belém. Os alimentos serão processados em duas usinas que já estão funcionando na aldeia Cajueiro. Uma terceira usina, de farinha, será instalada na aldeia Tekohaw, em janeiro de 2012, quando mais um curso de capacitação será ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que recentemente habilitaram 40 índios, dos quais 20 mulheres, para operar as usinas.

O projeto prevê o fortalecimento da cadeia produtiva de frutas (açaí, bacuri, caju, manga, mucá e guajará) e mandioca nas aldeias indígenas. Idealizada pela Coordenação Técnica Local da Funai em Belém (CTL-Belém), a ação foi viabilizada por meio de convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (Programa Território da Cidadania), Prefeitura de Paragominas e Caixa Econômica Federal. O investimento para construção das três usinas, compra de equipamentos e capacitação de 40 índios atingiu R$ 260 mil.

“É desse tipo de apoio que precisamos para gerar a renda que precisamos para sobreviver dignamente”, disse Reginaldo Tembé, cacique na aldeia Cajueiro, durante o encerramento do primeiro curso de capacitação. “Esta iniciativa prova que, com a participação de outros órgãos, é possível atender às necessidades das comunidades indígenas, já que a Funai, sozinha, não dispõe de meios para tocar projetos desta natureza”, reconheceu Juscelino Bessa, titular da Coordenação Técnica do órgão indigenista. A CTL-Belém também presta assistência aos índios Tembé que habitam as reservas indígenas Turé-Mariquita, Tembé do Acará-Miri e Urumateua, no município de Tomé-Açu, e Maracaxi, em Aurora do Pará, num total de dois mil índios.

Na primeira fase do projeto, a produção de farinha de mandioca e polpa de frutas será comprada pela Prefeitura de Paragominas e destinada para a merenda de cinco escolas da região. Em uma segunda etapa, será comercializada na Feira do Produtor do município.

Texto: João Elysio / CTL-Belém 

FONTE; FUNAI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *