Contratos beneficiam extrativistas na Amazônia

A assinatura de contratos de capacitação e assistência técnica vai beneficiar mais de 300 famílias residentes em comunidades na Amazônia. Os contratos, assinados na última terça-feira (24), têm valor total de R$ 1,26 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O repasse também beneficiará cerca de cem coletores de sementes e viveiristas na Mata Atlântica. 

Na Amazônia, cerca de 60 famílias fazem parte de duas associações de comunitários em Porto de Moz (PA), na Resex Verde para Sempre, que receberão assistência técnica para operar seus planos de manejo (PMFS), voltados à extração de produtos madeireiros e não madeireiros. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) colaborou na elaboração dessa Chamada do FNDF.

Serão realizados um diagnóstico dos planos de manejo, capacitações em atividades operacionais de manejo – pré-corte, manutenção, e arraste de toras, por exemplo –, 300 horas de assistência técnica por comunidade e intercâmbio entre os comunitários, entre outras.

Mais quatro associações que envolvem cerca de 240 famílias, ligadas à extração de óleo de andiroba e copaíba, sendo uma em Juruá (AM), na Resex Baixo Juruá, e três em Santarém (PA), na Resex Tapajós-Arapiuns, também serão atendidas. O apoio consiste na avaliação das condições em que o extrativismo ocorre, elaboração do PMFS e de plano de negócios, capacitações, assistência e intercâmbio.

“O objetivo é melhorar a renda dos beneficiários, promovendo a capacitação e assistência para o manejo florestal comunitário, e contribuir para que as comunidades mantenham a floresta em pé, vivam na floresta e da floresta”, afirma o gerente de Capacitação e Fomento do SFB, João Paulo Sotero. Todos os contratos têm duração de 24 meses.

FONTE: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/contratacoes-beneficam-extrativistas-de-comunidades-da-amazonia/

Acompanhe o Portal Amazônia no Twitter e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *