Onu: jovens debatem desenvolvimento sustentável na Alemanha

Centenas de jovens de países em desenvolvimento estão reunidos em Leverkusen, na Alemanha, para debater o desenvolvimento sustentável.

Dentre os participantes estão 47 enviados especiais, designados como líderes ambientais jovens. A iniciativa é apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

No encontro, de uma semana, eles estão apresentando soluções inovadoras como por exemplo, um mapa interativo de centros de reciclagem na Argentina, projetos de ecoturismo para ciclistas no Chile e a troca de carvão por combustível ecológico no Quênia.

A cientista política Winnie Hagemeyer, que trabalha no Instituto Crianças da Terra, associado ao Pnuma, falou à Rádio ONU sobre o impacto de crianças e jovens na luta contra o aquecimento global.

“Se cada criança plantasse uma árvore no mundo, a gente poderia diminuir o processo de aquecimento global. E com sete árvores por criança, a gente contribuiria completamente para o processo de aquecimento global. Então, estamos tentando envolver crianças, fazendo eventos na ONU e trazendo este tema para dentro da ONU”.

Um dos temas do encontro de líderes ambientais jovens que está ocorrendo na Alemanha é a participação na preparação da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro, a Rio + 20.

Os jovens, em Leverkesen, querem que seus amigos convençam os governos de seus países a fazer da Rio + 20 uma prioridade em suas agendas de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *