Aquicultura será destaque de desenvolvimento sustentável durante AmazonTech 2011

Tendo em vista a sustentabilidade na região Amazônica, produtores, pesquisadores e sociedade discutirão a prática da aquicultura como alternativa sustentável para o desenvolvimento durante a realização da 7ª edição do AmazonTech. O evento, que acontecerá pela primeira vez em Palmas, entre os dias 18 e 22 de outubro, no Espaço Cultural, tem como um dos eixos temáticos o uso sustentável dos recursos naturais.

“A aquicultura já é uma realidade na região amazônica em razão do nosso potencial e esse espaço durante o AmazonTech certamente vem consolidar essa prática”, avaliou Alexandre Godinho Cruz, diretor de Aquicultura da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Durante o AmazonTech, haverá mesa redonda, oficinas e palestras voltadas para a prática da piscicultura na região.

Para Alexandre Godinho, a aquicultura pode ser vista como uma das práticas de produção mais sustentável, tendo em vista que seu desenvolvimento pouco afeta o meio ambiente e ainda contribui para a preservação do ecossistema de peixes nativos. “Agora, o que precisamos para de fato alavancar a aquicultura é de mais tecnologia, de pesquisas e de espaços para discussões, como esse do AmazonTech”, afirmou o diretor da Seagro.

De acordo com um levantamento do Ministério da Pesca e Aquicultura realizado em 2009, a Região Norte, apesar de ter o maior potencial hídrico do Brasil, contribui com apenas 21% da produção de pescados no país, ficando atrás das regiões Nordeste e Sul. Já em termos de aquicultura, a região ocupa a última colocação e o Tocantins é o terceiro no ranking de aquicultura do Norte do país. Em nível nacional, o Estado é o 14º.

AmazonTech 2011

O intuito da organização do evento é reunir mais de 35 mil visitantes, 100 empresas e instituições expositoras e oferecer 100 capacitações, 300 agendamentos na rodada de negócios e apresentar 60 projetos, garantindo um volume de negócios da ordem de R$ 22 milhões. O AmazonTech está sendo organizado pelo Sebrae – Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e tem apoio do Governo do Tocantins e de outros parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *