Manaus inicia na sexta-feira série de debates sobre Conferência Rio+20

Nesta sexta-feira (23) Manaus (AM) sediará o primeiro de uma série de encontros que debaterão assuntos relativos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O encontro, que ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas a partir de 8h30, tratará do tema “Biomas: preservação, conservação e os serviços ambientais que prestam para a qualidade de vida no planeta”. Para falar sobre o assunto, foram convidados especialistas na área ambiental, parlamentares, governantes e representantes da sociedade civil. A programação é aberta ao público.

Os debates sobre a Conferência Rio+20 são uma iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista e têm como objetivo sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar ou minimizar os principais problemas ambientais.

“Neste momento, os Estados Unidos vivem uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos, porque o aquecimento global coloca em risco a própria vida no planeta”, afirmou o coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA), ressaltando que, possivelmente, a Conferência será o evento mais importante deste início do Século 21.

A Rio + 20 será realizada no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” é usada para fazer referência aos vinte anos da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro, considerada por especialistas a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

Debates regionais
Ao todo, serão debatidos cinco temas, um em cada região do País, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO+20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

Os debates são promovidos em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e com a Fundação SOS Mata Atlântica. E contam com o apoio das assembleias legislativas dos estados que sediarão os eventos.

Os outros temas contam com a seguinte programação: Recursos hídricos – dia 21 de outubro, em Cuiabá; Meio ambiente urbano – dia 21 de novembro, em São Paulo; Energia – dia 16 de dezembro, em Recife; e Segurança alimentar – dia 16 de janeiro, em Porto Alegre.

Também está na pauta dos debates o encontro “Em Busca de uma Economia Sustentável”, que ocorrerá em março de 2012, em Brasília. E, em maio, acontecerá, no Rio de Janeiro, o Encontro do Segmento Parlamentar da Rio+20, com a presença de parlamentares de todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *