Saúde vai oferecer teste rápido de HIV para indígenas

Cerca de 70 profissionais da área de saúde indígena recebem, nesta semana, treinamento para fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Além de agirem como multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para outros profissionais de seus distritos sanitários, eles também vão trabalhar diretamente nas aldeias.

 

O curso de capacitação é promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e vai durar até a próxima sexta-feira. “Este trabalho é uma prioridade para a saúde indígena, pois leva o atendimento em sua integralidade aos povos”, disse o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza. “Porém, é fundamental lembrar que todo trabalho deve ser realizado respeitando as especificidades de cada cultura.”

Para fazer o teste rápido, são suficientes poucas gotas de sangue para um diagnóstico confiável das três doenças (HIV, sífilis e hepatite) e, no tempo médio de 30 minutos, é possível obter o resultado sem que os pacientes indígenas sejam removidos para uma área urbana.

Fonte: Terra

2 comentários em “Saúde vai oferecer teste rápido de HIV para indígenas”

  1. Olá!
    O trabalho de capacitação é realizado pelas entidades de saúde que trabalham com as comunidades indígenas.
    Muitas vezes com o apoio de órgãos municipais, estaduais e federais da área de saúde.
    Consulte a secretaria de saúde de seu município ou o órgão local de assistência aos índios, se houver.
    Boa Sorte.
    Por favor, divulgue nosso site entre seus amigos

    Equipe Ecoamazônia

  2. ola parabéns essas capacitações são otimas pois ajudam o desempenho dos profisionais……..gostaria de saber qnd vai ser realizada outra pois tenho vontade de participar…obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *