RDS Mamirauá: Rodada de Negócios de Pirarucu será realizada na próxima semana

O Instituto Mamirauá, por meio de seu Programa de Manejo de Pesca, promove, entre os dias 28 e 29 de julho, a 5ª Rodada de Negócios de Pirarucu e o 4º Encontro de Manejadores, em Tefé (AM). O evento é uma oportunidade para comerciantes negociarem diretamente com pescadores de pirarucu manejado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

“A realização da rodada de negócios é uma ação para facilitar a comunicação entre os pescadores e compradores potenciais de pirarucu e fornecedores de insumos, estabelecendo possibilidades de negociação entre os mesmos”, afirmou a coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, Ellen Amaral.

A rodada terá duração de um dia, sendo antecedida pelo 4º Encontro de Manejadores, dia 28. Nesse encontro, os manejadores terão a oportunidade de trocar experiências e de se preparem para a Rodada de Negócios, tomando decisões em conjunto sobre, por exemplo, preços e condições de transporte para o pirarucu a ser comercializado este ano.

A temporada de pesca do pirarucu manejado deve iniciar em setembro, estendendo-se até novembro. Em dezembro, esse peixe entra no período de defeso, quando não pode ser pescado nem mesmo em áreas de manejo. O evento será realizado em Tefé, no auditório do Hotel Oliveira II, que fica na Rua Marechal Deodoro, nº 112, em, a partir das 8h30.

Instituto Mamirauá