Mais de 600 mil em multas e prisões no Mato Grosso na Operação Guardiões do Araguaia

Equipes do Ibama em atuação na região de Confresa-MT em conjunto com o Exército e a Policia Militar Ambiental do Mato Grosso apreenderam neste domingo (10/07/2011) cinco armas e encaminharam seis pessoas à Delegacia de Polícia Civil de Confresa. A operação foi para conter a extração seletiva de árvores, visando o abastecimento de madeira para o comércio local do município de Vila Rica, que vinha sendo monitorado desde o mês anterior.

Durante a operação foram abordadas algumas pessoas que transitavam em motos e que poderiam ser possíveis informantes na região. Nestas abordagens e em poucos minutos foram detidas seis pessoas por porte ilegal de armas e apreendidas cinco armas: quatro revólveres 38, uma pistola calibre 380 e várias munições.

Apenas nesta última semana de ações na região de Confresa-MT, dentro da Operação Guardiões do Araguaia, as equipes que ali estão aplicaram mais de R$ 600 mil em multas, referente a 13 autuações. Um total de quase 100 hectares foi embargado neste período, com apreensão de quatro redes, cinco motosserras, cinco espécimes da fauna silvestre provenientes de caça ilegal.

Além do quantitativo apreendido no domingo (10/07), nesta semana que passou, foram apreendidas 16 armas (sete longas e nove curtas) durante as ações de combate ao desmatamento. Seis pessoas foram encaminhadas à delegacia, para responderem por porte ou posse irregular de arma de fogo.

Estes resultados demonstram que a região de Confresa-MT ainda é uma área de conflito, devido ao grande número de áreas de posse irregular ou presença de grilagem de terras, o que tem ocasionado um aumento no desmatamento na região. A presença do Ibama no local não tem prazo para encerramento.

Fonte: Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *