Lei do Zoneamento de MT pode ter estimulado desmatamento, diz Ibama

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Mato Grosso, Ramiro Hofmeister de Almeida Martins-Costa, avaliou que existe uma “brecha” no Zoneamento Socioeconômico Ecológico (Lei 9.523/11), sancionado pelo governador Silval Barbosa (PMDB). Ele explica que um item teria provocado a escalada do desmatamento entre março e abril em Mato Grosso, quando o estado foi apontado como o líder nacional do desmatamento na Amazônia Legal.

Foto: IBAMA

Desmatamento

“Foi identificada uma corrida para desmatar com o correntão em regiões abrangidas pelo Zoneamento, em áreas passíveis de flexibilização de 80% para 50% da reserva legal em Mato Grosso”, avaliou o superintendente, ao tomar conhecimento das argumentações apresentadas pelos advogados dos desmatadores.

A “brecha” na lei, segundo explicou o superintendente do Ibama, estaria no artigo 24º, parágrafo primeiro do Zoneamento. “Para os imóveis rurais do estado de Mato Grosso situados em área considerada como floresta, fica indicada a redução da reserva legal para fins de recomposição, de 80% para até 50% da propriedade,” consta na lei.

Os advogados teriam argumentado ao Ibama que o desmate estaria dentro da legalidade se a lei do Zoneamento estivesse em vigor, e que os proprietários estariam precisando apenas de autorização. Para o superintendente do Ibama, a estratégia dos fazendeiros foi desmatar em áreas onde poderá ocorrer uma diminuição da recomposição da reserva legal, área de mata que precisa ser preservada dentro das propriedades. Ele também destacou que a lei, em seu parágrafo primeiro, garante a possibilidade de desmatar até a data da assinatura, ou seja, dia 20 de abril deste ano.

A lei aprovada no estado ainda precisa ser referendada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para poder entrar em vigor. O superintendente do Ibama acredita que a lei não deve passar pelo órgão sem sofrer adequações, até porque o Ministério do Meio Ambiente já teria conhecimento da falha no projeto. A previsão é que a lei seja apreciada apenas em setembro pelo Conama, que tem a missão de avaliar se a lei fere princípios fundamentais. O Zoneamento ainda não foi apresentado ao Conama.

CONTEÚDO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: G1 – Lei do Zoneamento de MT pode ter estimulado desmatamento, diz Ibama – notícias em Mato Grosso (globo.com)