Jornal da Band exibe série “Fronteira do Abandono”

O repórter Fábio Pannunzio voltou ao estado de Roraima – acompanhado do General Augusto Heleno – para mostrar o triste resultado da demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, na fronteira com a Venezuela. O resultado desta intensa apuração é a nova série de reportagens do Jornal da Band, denominada “Fronteira do Abandono”.

Há pouco mais de dois anos, Fabio esteve neste mesmo lugar acompanhando os conflitos entre arrozeiros, comerciantes índios e Polícia Federal, além da grande polêmica provocada pelo projeto de homologação da reserva, que acabou aprovado pelo STF.

Agora, as consequências dessa decisão são escandalosas e catastróficas. Indígenas divididos e isolados, crianças fora da escola, estradas que eram mantidas pelos agricultores expulsos e começam a desaparecer. Na periferia de Boa Vista, uma dura realidade: novas favelas surgiram, com a chegada das famílias que perderam as terras e de índios e mestiços que ficaram sem alternativa de trabalho com a saída dos produtores rurais.

Confira o drama dos pequenos fazendeiros, que foram expulsos de suas terras e até hoje não foram reassentados. E o conflito latente: a ameaça de fechamento de rodovias e a hostilidade aos pelotões de fronteira do Exército.

Fonte: Band 

Um comentário em “Jornal da Band exibe série “Fronteira do Abandono””

  1. Boa tarde. Gostaria de entrar em contato com o repórter Fábio Pannunzio,pois estamos tendo, nesse momento, um grande problema aqui, nos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari, ambos em Rondônia, com a pretensão da FUNAI de expandir e criar nova área indígena, através da portaria 116, publicado no DOU em 17 de junho de 2011, atingindo milhares de produtores rurais. Obrigado. Márcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *